O Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) está com inscrições abertas para o VI Programa Regenera, uma iniciativa destinada a impulsionar negócios inovadores com impacto social e ambiental positivo. O programa oferece mentoria especializada, oportunidades de networking, workshops e a chance de captar até R$ 20 mil em investimentos. O edital busca identificar e premiar startups que desenvolvam modelos de negócios sustentáveis, escaláveis e que gerem impactos positivos nas esferas social ou ambiental. As inscrições podem ser realizadas até 21 de julho através do site www.rn.sebrae.com.br, na seção “Licitações e Editais”. Ao todo, até 20 startups serão selecionadas.
Para participar da seleção, as startups precisam estar sediadas no Rio Grande do Norte e registradas como pequeno negócio. No entanto, é preciso destacar que o programa busca negócios já em operação, não estando em estágio de ideação. Além disso, é necessário que os negócios apresentem escalabilidade e tenham a natureza de gerar impacto social. No momento da inscrição, as iniciativas deverão apontar qual o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) corresponde com maior fidelidade às atividades a serem desenvolvidas ou já desenvolvidas.
Para esta sexta edição, o Sebrae-RN firmou parceria com a Yunus Social Business Brazil Consultoria de Projetos Ltda., conhecida pela sua atuação no desenvolvimento de negócios de impacto social. Fundada pelo Nobel da Paz Muhammad Yunus, a organização traz uma expertise consolidada no campo de microcrédito e negócios sociais, oferecendo uma perspectiva valiosa para os participantes do programa.
A Yunus Social Business reúne profissionais experientes e se dedica a fomentar negócios de impacto tanto através de startups quanto de grandes corporações. Com 11 anos de atuação no Brasil e 12 anos globalmente, a Yunus Social Business é pioneira e referência no ecossistema de impacto social no país, tendo desenvolvido mais de 50 negócios sociais e oferecido suporte a mais de 2.070 empreendedores sociais.
Negócios de Impacto
O Edital Regenera é destinado apenas a empresas em estágios de operação e escala. Para esses estágios de maturidade, o programa oferecerá uma jornada de capacitação que inclui workshops de desenvolvimento e modelagem de negócios por aproximadamente 17 semanas. As empresas e projetos selecionados também receberão mentorias com especialistas conforme demanda e acompanhamento individual pela equipe responsável pelo programa.
“Oferecemos uma jornada de capacitação abrangente, incluindo workshops de desenvolvimento e modelagem de negócios, além de mentorias especializadas. Os encontros são acompanhados de atividades práticas e tarefas que devem ser desenvolvidas internamente pelas equipes. Nosso objetivo é garantir que os empreendedores recebam o suporte necessário para escalar seus negócios e maximizar o impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente”, explica Elisete Lopes, gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN.
Para Elisete Lopes, é essencial oferecer suporte a esses empreendimentos. A premiação permite que as startups recebam um incentivo financeiro a ser investido diretamente no negócio, ampliando assim o impacto econômico, social e ambiental nas regiões onde operam.
“Através do Edital Regenera, nosso objetivo é fomentar e apoiar iniciativas que abordem problemas sociais e ambientais de maneira inovadora e escalável, garantindo um impacto positivo significativo nas comunidades ou no meio ambiente onde estão presentes”, explica a gestora do Edital Regenera.
Ao reconhecer e premiar empresas que geram impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, o Sebrae-RN não só fomenta o crescimento desse ecossistema, mas também inspira e abre portas para novos empreendedores. A iniciativa reflete o compromisso do Sebrae-RN em promover negócios inovadores e sustentáveis, fortalecendo o impacto socioambiental no Rio Grande do Norte.
FONTE: blogdajuliska.com.br