Grupo formado por 24 pessoas iniciou imersão nesta segunda-feira (22) e seguirá no treinamento até o próximo sábado (27)
Vinte e quatro empresários e potenciais empreendedores de Mossoró e região iniciaram, nesta segunda-feira (22), uma nova jornada que mira o empreendedorismo como vetor de transformação. Eles participam da 354ª turma do Empretec no Rio Grande do Norte e apostam na metodologia como ferramenta para alavancar seus negócios e impulsionar ideias empreendedoras. O seminário, realizado pelo Sebrae RN, segue até o próximo sábado (27), no Hotel Thermas, em Mossoró.
Idealizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e implementada no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, o treinamento de imersão seguirá durante toda a semana, com o desenvolvimento de atividades práticas, comuns a um negócio. Ao longo das 60 horas de treinamento, os participantes enfrentarão desafios e buscarão, a partir das habilidades e competências empreendedoras, melhorar a percepção e a gestão do negócio.
De olho na melhoria da gestão e no crescimento do escritório de contabilidade que gerencia, a contadora Jully Ane Marques decidiu apostar no Empretec. Ela, otimista com as expectativas ao término do seminário, espera implementar verdadeiras transformações no negócio.
“Fiquei sabendo do curso por indicação de uma amiga, que já participou, e fiquei animada em fazer, porque acredito que será muito bom para abrir minha mente, para viabilizar um projeto melhor para meu negócio, enxergar falhas, melhorar a liderança e trazer para a equipe uma melhor visão”, prevê.
O intuito da capacitação, segundo explica o gestor estadual do Empretec, Éverton Lucena, é gerar reflexos diretos no crescimento e melhorar a gestão dos negócios, ao despertar nos participantes as características empreendedoras.
“As atividades propostas em sala de aula, por serem vivenciais, permitem que os participantes façam aflorar o potencial que estava adormecido. Reconhecendo tais potenciais e fraquezas, eles terão um olhar mais crítico e isso levará a uma melhor gestão do seu negócio, com empreendimentos mais lucrativos”, detalha.
A metodologia do Empretec trabalha com ênfase em 10 Características de Comportamento Empreendedor (CCES), essenciais ao empreendedorismo. Entre elas, destacam-se a liderança, a tomada de decisão e a resolução de problemas.
Para o gerente da Agência Sebrae em Mossoró, Paulo Miranda, a 354ª turma do Empretec tem a oportunidade de fazer história no empreendedorismo. Para isso, além do potencial empreendedor dos participantes, ele cita o cenário econômico favorável ao desenvolvimento dos negócios na Capital do Oeste Potiguar e região.
“Não lembro de ter visto tanta oportunidade, tanta pujança econômica como estou vendo agora. A tendência é de melhora, de crescimento, nos mais diversos setores, e isso pode ser aproveitado por cada um de vocês que está aqui hoje, para aproveitar o momento favorável e alavancar seus números, com mais oportunidades de negócios. A capacitação desenvolverá ainda mais cada comportamento empreendedor e isso terá consequências inimagináveis na gestão do negócio”, observa.
Esse é primeiro treinamento do ano em Mossoró, que contará, ainda no segundo semestre, com uma edição do Empretec Rural. Em execução desde 1998 no Rio Grande do Norte, o Empretec já formou no Estado mais de 8 mil empretecos – como são chamados os participantes da capacitação.