Capital da Paraíba também se destaca como uma das melhores cidades para se viver no Nordeste, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).
João Pessoa, capital da Paraíba, é a cidade com a maior valorização imobiliária entre as capitais brasileiras em 2024, segundo o índice FipeZAP, elaborado pelo DataZAP. Este índice, que monitora os preços de imóveis residenciais e comerciais em todo o país, destaca que o valor do metro quadrado em João Pessoa teve o maior aumento acumulado no ano, refletindo um crescimento robusto e consistente no mercado imobiliário local.
De acordo com o FipeZAP, além de João Pessoa, outras capitais também apresentaram valorização significativa, como Goiânia, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre. No entanto, o desempenho notável da capital paraibana a coloca em destaque, evidenciando um mercado imobiliário aquecido e atrativo para investidores e residentes.
Desempenho das capitais brasileiras
Além de João Pessoa, outras capitais mostraram crescimento relevante, conforme a pesquisa do FipeZAP:
- Goiânia, GO: 2,35% de valorização;
- Florianópolis, SC: 2,29%;
- Curitiba, PR: 2,18%;
- Porto Alegre, RS: 2,08%.
Crescimento no interior
Enquanto as capitais demonstram desempenho positivo, as maiores valorizações pontuais em 2024 foram registradas em cidades do interior, como:
- São José dos Campos, SP: 3,71% de valorização;
- Blumenau, SC: 3,08%;
- Contagem, MG: 2,64%.
Fatores impulsionadores do mercado
Diversos fatores explicam a valorização do mercado imobiliário nas capitais. Entre eles:
- Aumento da demanda por moradia: Impulsionada pela retomada econômica, migração interna e busca por qualidade de vida;
- Taxas de juros atrativas: Facilitando o acesso ao crédito imobiliário;
- Segurança e rentabilidade: Imóveis são vistos como um investimento sólido e de longo prazo.
João Pessoa entre as melhores cidades para se viver no Nordeste
João Pessoa também se destaca como uma das melhores cidades para se viver no Nordeste, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). Utilizando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) como referência, a cidade apresenta indicadores-chave como saúde, segurança, mobilidade e educação, que contribuem para uma excelente qualidade de vida.
No ranking publicado anualmente no Atlas do Desenvolvimento Humano (dados mais recentes são de 2023), as cidades abaixo são as mais bem colocadas nestes quesitos.
- Fernando de Noronha (PE)
- Recife (PE)
- Aracaju (SE)
- São Luís (MA)
- Parnamirim (RN)
- João Pessoa (PB)
- Natal (RN)
- Salvador (BA)
- Lauro de Freitas (BA)
- Fortaleza (CE)
Oportunidades de investimento em João Pessoa
Para quem busca investir em imóveis com bom potencial de valorização, João Pessoa é uma escolha atrativa. A capital paraibana oferece uma infraestrutura robusta, alta qualidade de vida e um mercado imobiliário em crescimento constante. Conhecida por seu ritmo tranquilo, proximidade entre bairros e ausência de muitos congestionamentos, a cidade facilita a locomoção diária. Além disso, possui extensas áreas verdes urbanas e belas praias de águas mornas.
A cidade abriga importantes universidades, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que atraem estudantes de todo o país, contribuindo para a valorização imobiliária na região.
Mercado imobiliário brasileiro em 2024
O mercado imobiliário no Brasil continua aquecido em 2024, com tendências de aumento nas vendas e investimentos. O crédito facilitado contribui para a compra do primeiro imóvel, especialmente com as novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida. Entre janeiro e março de 2024, foram contratados R$ 30,6 bilhões em financiamentos, mais que o dobro do valor registrado no mesmo período de 2023, quando foram utilizados R$ 14,8 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
As projeções para o futuro são positivas, com expectativa de que a valorização dos imóveis permaneça em alta, reforçando o mercado como uma opção de investimento segura e lucrativa.
Fonte: PortalN10