Premiação em cinco categorias “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” , “Microempreendedora Individual (MEI)”, “Ciência eTecnologia” e “Negócios Internacionais
As mulheres empreendedoras que desejam ter seu trabalho reconhecido com visibilidade nacional terão uma oportunidade por meio do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 (PSMN). As inscrições, que são gratuitas, foram prorrogadas para o dia 17 de agosto. Podem concorrer mulheres com mais de 18 anos que sejam proprietárias de micro ou pequena empresa, empresa de base tecnológica ou produtora rural registrada.
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que valoriza e incentiva o empreendedorismo feminino no Brasil, reconhecendo o trabalho e a dedicação de mulheres empreendedoras que contribuem para o desenvolvimento do país. O prêmio teve sua primeira edição em 2004, e desde então, mais de 100 mil mulheres se inscreveram e cerca de 200 empreendedoras foram premiadas.
Nesta edição, serão premiadas empreendedoras em cinco categorias. Além das tradicionais categorias “Pequenos Negócios”, “Produtora Rural” e “Microempreendedora Individual (MEI)”, o PSMN 2024 incluirá também as categorias “Ciência e Tecnologia” e “Negócios Internacionais”.
“Participar do prêmio oferece à empreendedora a chance de ter seus esforços reconhecidos, perceber que seu negócio está no caminho certo e dar maior visibilidade ao seu empreendimento em âmbito nacional. Isso permite o surgimento de novas parcerias e conexões que podem levar a mais inovação e desenvolvimento”, afirma Elisete Lopes, analista técnica e gestora do Prêmio no âmbito do RN.
Serão 25 vencedoras na Etapa Regional, das quais 15 serão premiadas nacionalmente, com ouro, prata e bronze nas cinco categorias. As vencedoras do Troféu Ouro receberão um troféu, participarão de uma missão técnica nacional, que inclui visitas a empresas e encontros com especialistas, e ganharão um celular de última geração com câmera e capacidade de edição de vídeos e fotos. As vencedoras do Troféu Prata também participarão da missão técnica nacional e ganharão um celular com câmera e capacidade de edição. Já as vencedoras do Troféu Bronze receberão um troféu, participarão da missão técnica nacional e ganharão um tablet.
Petit Poti: reconhecimento e inspiração no empreendedorismo feminino
Nathália Gröner, fundadora da Petit Poti, venceu na categoria Pequenos Negócios na última edição do prêmio. A Petit Poti é o primeiro restaurante para bebês do Brasil e é composta exclusivamente por mulheres e para mulheres. “Trabalhamos com mães; 90% da nossa equipe é formada por colaboradoras com filhos bebês. Priorizamos o cuidado físico, mental e social delas, promovendo constantemente ações para o bem-estar interno. Oferecemos benefícios ajustados ao contexto feminino, como licença maternidade de seis meses e plano de saúde”, descreve.
Sobre a premiação, a empreendedora ressalta a importância da visibilidade como inspiração feminina. “Receber o prêmio foi um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo desses nove anos. Tenho muita alegria em poder inspirar outras mulheres a empreender e buscar empresas alinhadas aos seus propósitos de vida como mães e mulheres”, destaca.