Edital tem o objetivo de fomentar e desenvolver startups baseadas na região Nordeste
Os empreendedores que desenvolvem ideias de negócios inovadores em Alagoas podem participar do edital Startup Nordeste, que oferece bolsas de até R$6.500,00/mês, por até 06 meses. A iniciativa do Sebrae Alagoas foi lançada no início de agosto, em parceria com o Sebrae Nacional e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.
As inscrições estão abertas até o dia 22 de setembro e podem ser feitas, através do site https://programas.sebraestartups.com.br/in/startupnordesteal. O processo de inscrição é simples, solicitando informações sobre o modelo de negócio e a experiência do empreendedor. Uma banca avaliadora examinará as inscrições para validação.
Direcionado para projetos inovadores e startups formais de pequeno porte, o edital tem como objetivo acelerar negócios em qualquer área, seja agro, saúde, turismo, entre outras, desde que estejam em nível de maturidade de operação ou validação. “Mesmo que não esteja operando ainda, é necessário que o empreendedor já tenha algo desenvolvido: um esboço de um site, de um aplicativo, um protótipo, um MVP, tem que estar com alguma coisa minimamente construída.” explica Washington.
A fase inicial de pré-aceleração terá duração de 2 meses e selecionará 167 projetos. As startups precisam apresentar inovações aplicadas a processos, produtos, serviços ou modelos de negócio, com alto potencial de crescimento e impacto social, preferencialmente com características escaláveis. Esta fase, contará ainda com mentorias coletivas e individuais, tanto online quanto presencial, conduzidas por aceleradoras como NeoVentures e especialistas do Sebrae, com o objetivo de refinar o modelo de negócio.
Após a fase de pré-aceleração, esses projetos serão submetidos a uma segunda etapa de seleção, onde os 53 melhores avaliados avançarão para o programa de aceleração. Na terceira e última fase, 40 projetos e startups serão selecionados para continuar com capacitações e mentorias de especialistas, além de receber a Bolsa Sócio Empreendedor, no valor mensal de R$ 6.500,00, durante um período de 6 meses.
“O recurso é livre para para desenvolvimento do negócio. Os bolsistas terão que realizar algumas entregas para fazer o plano de trabalho, mas o recurso é dele para desenvolver e operar o negócio, contratando desenvolvedores ou adquirindo tecnologias necessárias”, completa Washington.
Para auxiliar e reforçar as inscrições, serão realizadas oficinas em várias cidades do estado. Com um ambiente colaborativo e dinâmico, perfeito para estimular sua criatividade e inovação. Os workshops de ideação e validação têm como objetivo o auxílio na geração de ideias inovadoras e eficazes, validação de soluções de maneira prática, testar protótipos e receber feedback construtivo. Além disso, consultores e agentes de inovação estarão disponíveis para tirar dúvidas e ajudar na elaboração dos projetos. Os workshops irão ocorrer em diferentes cidades nos meses de agosto e setembro. As inscrições para as oficinas podem ser feitas no link: https://doity.com.br/sebraealagoas
O Edital Startup Nordeste oferece uma oportunidade única para empreendedores acelerarem seus negócios, recebendo apoio financeiro e capacitação necessária para transformar suas ideias em empresas consolidadas. Para mais informações acesse https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/startupnordeste e selecione seu estado ou contate washington.lima@al.sebrae.com.br.