Dez empreendimentos ligados a alguns dos mais representativos setores econômicos do Alto Oeste Potiguar serão alvo de iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte em prol do fortalecimento da economia regional. Eles terão seus produtos expostos, de quinta-feira (12) a domingo (15), na 27ª edição da Feira Intermunicipal de Educação, Cultura, Turismo e Negócios do Alto Oeste Potiguar (Finecap), em Pau dos Ferros/RN. A participação no evento é estratégica para a geração de novas oportunidades de negócios e acesso a novos mercados.
O grupo de empreendedores ocupará estandes no espaço denominado de Raízes do Alto Oeste, instalado pelo Sebrae RN na feira para promover os pequenos negócios de diversos municípios da região. Estarão presentes os empreendimentos: Castanhas Pequena Maria (Severiano Melo), Caju Fit (Apodi), Cachaça Serra de Martins (Rafael Fernandes), Queijeira Fazenda Barreiras (Encanto), Fios do Sertão (Messias Targino), Esago Revestimentos (Martins), Água San Valle (Apodi), Zoet Chocolateria e Complexo Funerário São Lucas (Pau dos Ferros).
O gerente da Agência Sebrae Alto Oeste, Renato Gouveia, explica que o intuito da intervenção é promover a valorização dos produtos genuinamente regionais. Segundo ele, além de fortalecer as marcas no mercado, a presença na feira amplia as possibilidades de negócios.
“Como o nome do nosso espaço já diz, na edição desse ano vamos potencializar fortemente os negócios da região, valorizando empreendimentos que carregam a marca do Alto Oeste e que têm forte ligação com o Sebrae na sua jornada empreendedora. Vamos mostrar nossas potencialidades e fortalecer ainda mais os negócios regionais”, detalha.
Novas oportunidades
E é justamente para tornar a marca mais consolidada e alçar novos voos no mercado de chocolates finos que a empreendedora pauferrense Nayane Castro fará exposição de sua Zoet Chocolateria, pela segunda vez no espaço do Sebrae na Finecap.
Além de tornar os produtos mais conhecidos, a empresária acredita que a feira possui elevado potencial para abrir novas portas comerciais. Há apenas três anos no mercado, ela está otimista com as expectativas para o evento. Para aproveitar melhor a oportunidade, revela que lançará, no evento a modalidade de venda a granel de chocolate, que permitirá ao cliente uma experiência mais ampla dos produtos.
“Poder estar nessa feira de negócios, junto ao Sebrae, me fortalece como empreendedora, pois sei que vou fortalecer minha marca, vou fazer negócios, e a perspectiva é de que nesse ano seja ainda melhor do que no ano passado. Além das degustações, o cliente poderá comprar nossos produtos a granel, com porções menores, de acordo com a quantidade que desejar”, enfatiza Nayane Castro.
Orientação
Parceiro na realização da Finecap desde a primeira edição do evento, o Sebrae RN reforçará o apoio aos pequenos negócios da região, também, por meio da orientação técnica.
Ao longo do período da feira, equipe de analistas da Agência Sebrae Alto Oeste fará divulgação dos canais digitais de atendimento do Sebrae, assim como dos projetos setoriais desenvolvidos pela instituição na região.
“Será uma forma de contemplar todo o público que passará pelo nosso espaço na feira, seja ele um empreendedor já atuante ou aquela pessoa que deseja empreender. É uma oportunidade de reforçar o importante papel que o Sebrae desempenha em favor do empreendedorismo e dos pequenos negócios regionais”, comenta Gouveia.
Finecap
Criada em 1994, denominada de Feira de Cultura do Município (FECUM), a feira tomou sua denominação atual em 1997. Maior feira do Alto Oeste Potiguar, a Finecap é realizada pela Prefeitura de Pau dos Ferros e parceiros e é um dos mais representativos eventos da região.
O evento conta com feira de negócios, atrações culturais, apresentações musicais, que, juntos, fomentam a economia da região por meio do estímulo à cultura e ao turismo da região. A Lei municipal de 21 de outubro de 2015 tornou a Finecap patrimônio cultural imaterial de Pau dos Ferros.