Em sua última grande ação como presidente do ABC, Bira Marques apresentou aos conselheiros do clube o projeto de exploração comercial da área onde atualmente se encontra o estacionamento do estádio Frasqueirão e o CT das categorias de base. Este pode ser considerado o pontapé inicial rumo a um grande empreendimento, idealizado ainda em 2019, mas que só agora, após um longo período de estudos e negociações, está sendo divulgado. A meta de Bira é deixar o alicerce do empreendimento e da Cidade Alvinegra como cumprimento da mais importante promessa de sua campanha à reeleição.

Desde que começou a compartilhar algumas partes do planejamento com a imprensa, o presidente do ABC sempre destacou o sucesso do empreendimento como um passo definitivo para o futuro do clube.

“Esse projeto é de extrema importância para o ABC. Estamos trabalhando nisso desde 2021, já temos um terreno apalavrado na cidade de Parnamirim para implantar o projeto da Cidade Alvinegra, localizado na Cidade das Flores, próximo à Coophab. Apresentamos o projeto à prefeitura, que o recebeu muito bem, e acredito que todas as partes sairão vitoriosas”, disse Bira.

Para dar o passo definitivo, no entanto, a diretoria precisa do aval dos conselheiros, que finalmente puderam conhecer cada detalhe do projeto. Após concluído, estima-se que o empreendimento possa gerar um rendimento mínimo de R$ 25 milhões por ano aos cofres do clube, apenas com as locações dos espaços comerciais que serão construídos no local. A apresentação foi realizada por representantes das empresas que vêm negociando com o clube potiguar.

A expectativa é que, no futuro, apenas o estádio Frasqueirão permaneça no local, uma vez que o projeto visa criar um grande centro comercial, na área que passou a ser a mais valorizada da capital potiguar com a implantação do novo plano diretor. Além de um shopping o empreendimento deve contar com um supermercado.

Além disso, o projeto de exploração comercial está diretamente ligado ao investimento na construção da Cidade Alvinegra, um local que será preparado para abrigar todo o departamento de futebol do clube. O espaço será projetado para ser a escola de futebol do ABC, onde o atleta ingressará ainda criança e sairá apenas como profissional, após completar todas as etapas de formação.

“Nosso novo centro de treinamento é um projeto que vem sendo liderado por Bira Marques desde que ele assumiu a presidência. As negociações estão avançadas, e será com a construção desse sonho que buscaremos nosso certificado de clube formador junto à CBF. Neste novo espaço, teremos condições de atender a todas as exigências para a obtenção dessa marca”, explicou o vice-presidente Fred Menezes.

O dirigente acredita que, ao conquistar esse patamar, o ABC terá ainda mais visibilidade no mercado.

“Esse é um investimento necessário para qualquer clube que queira se modernizar. Precisamos manter um investimento pesado, que no futuro nos trará um grande retorno financeiro. Estamos buscando parceiros. Queremos viabilizar o projeto Cidade Alvinegra em troca de programas de exploração da área que possuímos na Rota do Sol, uma das regiões mais valorizadas de Natal”, destacou Fred Menezes.

Há uma opinião corrente dentro do clube, em tempos de implantação das SAFs, de que a negociação será de grande importância para o futuro do ABC. “Além de não vendermos patrimônio, vamos aumentar o valor nominal dele, agregando mais essa parte”, comemorou Bira Marques, satisfeito com o andamento da situação, após dois anos de estudos e planejamento.

Em relação ao time que disputará a temporada de 2025, o presidente Bira Marques avançou nas negociações para renovar o contrato do zagueiro Paulo César, do lateral-esquerdo Lucas Sampaio e do volante Lima. A lista de jogadores que serão procurados para renovação conta com nove nomes, e o trio foi o primeiro a sentar para definir sua situação.

Fonte: Tribuna do Norte