Evento acontece de 23 a 27 de setembro e é realizado pela Orquestra Sinfônica de Sergipe em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe

A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), unidade cultural vinculada à Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), em parceria com o Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), realiza o I Festival de Música de Câmara de Sergipe. O evento será realizado entre os dias 23 e 27 de setembro e tem na programação uma série de atividades gratuitas, como aulas, palestras e concertos gratuitos, voltadas tanto para estudantes de música quanto para o público em geral. A Orsse é uma vinculada à Fundação de Cultura e Arte Aperipê, enquanto o CMSE é gerido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).

O festival é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. O Festival oferecerá certificado de participação aos alunos inscritos que participarem de mais de 80% das atividades. Aqueles que não se inscreverem também poderão participar como ouvintes, desde que haja disponibilidade de lugares.

As masterclasses e palestras serão realizadas no Conservatório de Música de  Sergipe e serão conduzidas pelos chefes de naipe da Orsse, com destaque para o maestro Guilherme Mannis, que ministrará uma palestra sobre os desafios da regência no século XXI. Entre os repertórios abordados nos concertos estão obras para cordas, sopros, percussão e metais, como Cinco Miniaturas para Cordas de Villani-Côrtes e Estudos para Instrumentos de Percussão de Camargo Guarnieri.

Já os concertos serão realizados na Sala Villa-Lobos do CMSE, recentemente reformada. No dia 25 de setembro, a Orquestra Aprendiz do CMSE, sob regência do maestro James Bertisch, abrirá o festival. Nos dias 26 e 27, será a vez dos grupos camerísticos da Orsse se apresentarem, trazendo repertórios diversos, como Quarteto Americano de Dvorák, Serenata de Elgar e o Quinteto para Clarinete e Cordas de Mozart.

Segundo o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orsse, o festival representa uma oportunidade ímpar para os músicos da orquestra e para o público. “A música de câmara nos desafia a intensificar o entrosamento e o pensamento coletivo, além de proporcionar o contato com obras raramente executadas. Para o público e os alunos, é uma oportunidade de vivenciar a riqueza do repertório universal, algo essencial para a formação musical e cultural de todos”, destacou.

O diretor do CMSE, professor Heitor Mendonça, enfatiza a importância da parceria com a Orsse para o desenvolvimento técnico e artístico dos estudantes. “Essa interação entre jovens músicos e profissionais experientes amplia a oferta cultural para a sociedade sergipana e fortalece o cenário musical local. Estamos orgulhosos de contribuir para a formação desses talentos e enriquecer a cultura do nosso estado”,disse.

Segunda-feira (23 de setembro)

14h – Masterclass I para metais
Ministrada por: Éder Filipe, trombonista chefe-de-naipe

16h – Oboé: particularidades, história e desenvolvimento do instrumento
Ministrada por: Juliane Santana, oboísta chefe-de-naipe

19h –  A regência no século XXI: caminhos entre a orquestra e a sociedade
Ministrada por Guilherme Mannis, diretor artístico e regente titular da Orsse

Terça-feira (24 de setembro)

14h – Masterclass II para metais
Ministrada por: Juan Manuel Quinteros Estrada, trompista chefe-de-naipe

16h – Masterclass I para cordas
Ministrada por: Andressa Souto, violoncelista chefe-de-naipe

Quarta-feira (25 de setembro)
14h – Masterclass II para cordas
Ministrada por: César Vicente, violista chefe-de-naipe

16h – Contrabaixo e jazz: perspectivas
Ministrada por: Fábio Cavalieri, contrabaixista e baixista de jazz

19h – Concerto com a Orquestra Aprendiz do Conservatório de Música de Sergipe


Quinta-feira (26 de setembro)


14h – Masterclass III para cordas
Ministrada por: Emily Contreras, violinista chefe-de-naipe

16h – Masterclass I para madeiras (incluso saxofones)
Ministrada por: Luiz Henrique, fagotista chefe-de-naipe

19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE

Sexta-feira (26 de setembro)


19h – Concerto com Grupos camerísticos da Orsse e alunos do CMSE

I Festival de Música de Câmara de Sergipe terá aulas, palestras e concertos gratuitos