A saúde e o bem estar físico dos participantes são os fatores que movem a Maratona Salvador 2024, mas, neste ano, o evento também coloca em pauta a preservação do meio ambiente. Por isso, vai adotar medidas para conscientizar os atletas e reduzir os impactos ambientais da prova.

Dentre as ações da organização estão o uso de plástico reciclável para a produção das medalhas da Marotinha, a corrida para crianças entre 2 e 12 anos, com percursos que variam de 50 metros a 1 quilômetro, de acordo com a faixa etária.

Além disso, as águas distribuídas para os corredores vão estar embaladas em saquinhos ao invés de copos, o que vai reduzir em 17g o descarte de plástico a cada uso.

Outra ação importante adotada pela Maratona Salvador será a disponibilização de água com PH mais alto e adequado aos competidores, também chamada de água mineral alcalina. A água alcalina (com PH entre 7 e 10) é ideal para o funcionamento do organismo e promove diversos benefícios para a saúde.

Benefícios da água alcalina:

  • Prevenção de variação de esforço durante provas e treinos;
  • Acelera o processo de recuperação;
  • Aumenta a oxigenação do organismo;
  • Previne o surgimento de câimbras;
  • Mantém o organismo hidratado.

Por fim, serão produzidas 10 mil ecobags a partir da reciclagem de garrafas pet para a distribuição aos competidores, o que vai diminuir consideravelmente o descarte de resíduos.

Evento está marcado para o próximo domingo, 22 de setembro, e a largada será no Parque dos Ventos. A prova terá percursos de 5, 10, 21 e 42 km. As inscrições para a Maratona Salvador já encerraram e, neste ano, a organização da prova espera receber mais de 10 mil competidores, dois mil participantes a mais que no ano passado.

Fonte: Com informações ge.globo/ba