Hoje, 21 de setembro, Teresina será uma das cidades-sede do Festival Paralímpico Loterias Caixa, o maior evento do Brasil e da América Latina no formato, que acontecerá simultaneamente em várias cidades brasileiras. A data marca o Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência. O evento será realizado com o apoio da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), das 9h às 12h, no setor de esportes da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Desde 2018, o Festival Paralímpico promove inclusão e celebração por meio de atividades esportivas e lúdicas para crianças, adolescentes e jovens de 7 a 20 anos, com ou sem deficiência. Este ano, os participantes terão a oportunidade de experimentar três modalidades: atletismo, parabadminton e voleibol sentado.
Diferente de competições tradicionais, o Festival Paralímpico não contará com entrega de medalhas ou troféus, reforçando o caráter inclusivo e lúdico do evento. O objetivo é proporcionar um ambiente de diversão, aprendizagem e celebração das habilidades e potencialidades dos jovens.
A secretária de Esportes do Piauí, Josiene Campelo, destacou a importância do festival. “Este é um momento especial para promover a inclusão e valorizar o esporte paralímpico, trazendo crianças e jovens para vivenciar o poder transformador do esporte. Participamos e apoiamos eventos como este, que reforçam a luta por mais igualdade e oportunidades.”
As inscrições para o festival estão abertas até a meia-noite de hoje pelo link: Inscrições Festival Paralímpico. No entanto, o organizador do evento em Teresina, Sérgio Parmezzani, garantiu que aqueles que não conseguirem se inscrever a tempo ainda poderão participar: “A inscrição é importante para a logística do festival. Embora estejamos perto do quantitativo exigido, quem for até o local do evento poderá participar”, afirmou Parmezzani.
O evento promete ser um dia de alegria, superação e inclusão, fortalecendo o papel do esporte na vida de pessoas com e sem deficiência, promovendo um ambiente de igualdade e celebração em Teresina.