Fifa discute outras mudanças na premiação, que ainda não tem data nem local definidos para 2024; ano passado ficou marcado pela escolha de Messi para o melhor do mundo
A Fifa decidiu mudar o nome do evento em que premia os melhores jogadores, técnicos e gols de cada ano. Já em 2024, a premiação deixa de se chamar The Best para se transformar em Fifa Awards.
A entidade ainda está por definir outras mudanças, como o sistema de premiação e a criação de novas categorias. Tampouco há data e local definidos para a cerimônia de 2024.
Até 2023, a Fifa premiava, nas categorias feminina e masculina, melhor jogador, melhor técnico e melhor goleiro. O painel de votação era composto pelo capitão e o técnico de todas as 211 seleções nacionais reconhecidas pela Fifa, além de dois jornalistas de cada país (uma mulher e um homem).
Também havia prêmios mistos, como Fair Play, melhor ato de torcida e o Puskas, dado ao melhor gol anotado naquele ano.
A última edição do The Best foi marcada pela controvérsia de ter eleito Lionel Messi como melhor jogador do ano 2023 — quando ele pouco jogou pelo Inter Miami e pela seleção argentina.
O período de votação excluía a Copa do Mundo do Catar, vencida por Messi, que estava incluída na votação relativa a 2022. Nem Messi e nem Erling Haaland, que era o favorito ao prêmio, compareceram ao evento.
Como funciona o Fifa The Best
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991, e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no atual formato, foi criado em 2016. A cerimônia atual também premia o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor técnico no futebol masculino, o melhor técnico ou a melhor técnica do futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, e também Fair Play e torcedor.
Um conselho técnico da entidade define uma lista de 10 finalistas. O colégio eleitoral da premiação é formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
Desde 2016, a Fifa usa a temporada europeia como período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no fim do ano em 2022, esta edição do The Best teve um ano e meio levado em consideração na votação: de agosto de 2021 a dezembro de 2022.
O prêmio de melhor jogador do mundo chegou a ser unido à Bola de Ouro, tradicional troféu entregue pela France Football, entre 2010 e 2015. Porém, as duas premiações hoje são separadas e têm modelos diferentes.
Fonte: ge.globo.com