Obra do diretor Valério Fonseca finaliza circuito pelo interior do RN; filmado em Natal, longa-metragem aborda temas como etarismo e sobrevivência
Fechando a temporada de exibição do filme O Alecrim e O Sonho em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte, o longa será exibido gratuitamente em Touros nesta quinta-feira (26) e em Sagi no sábado (28). Em Touros, o filme será apresentado no auditório do Centro de Turismo, já em Sagi, a sessão acontece no Centro Cultural Casa de Taipa, ambas às 19h30. Com isso, O Alecrim e O Sonho finaliza sua temporada de exibições gratuitas.
Entusiasmado com o fim dessa etapa, o diretor Valério Fonseca comenta sobre a importância de ter levado O Alecrim e O Sonho para o interior do estado: “O cinema é uma ferramenta poderosa de transformação e, ao levarmos O Alecrim e O Sonho para essas cidades, estamos não só democratizando o acesso à cultura, mas também valorizando e fortalecendo a identidade potiguar. É uma oportunidade de dialogar com novos públicos, de compartilhar nossas histórias e de fazer com que mais pessoas se reconheçam na tela. Para mim, isso é a essência do cinema”, reflete.
Sobre o filme
A obra narra a história de Vicente, um viúvo aposentado residente no histórico bairro do Alecrim, em Natal. Ao abordar temas relevantes como o etarismo, amizades e sobrevivência, o diretor retrata na obra um homem que “vive seus dilemas do cotidiano mesclados com sonhos lúcidos”, trazendo uma reflexão profunda sobre a vida e as relações humanas. Confira o trailer no link https://youtu.be/ferKHve5Ez4.
O Alecrim e o Sonho foi um dos 28 longas brasileiros cotados pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa esteve entre os melhores de 2023 e foi vencedor do Troféu Cultura do ano, na categoria audiovisual, pelo voto popular. Foi exibido e premiado nos Estados Unidos no festival Latino and Native American Film Festival em Connecticut. Em seu ano de lançamento, em 2022, foi exibido no Molodist Kiev Int. Film Festival, na Ucrânia durante o período de guerra, e estreou no prestigioso IFFI GOA, o mais importante e tradicional festival de cinema da Ásia.
O Alecrim e o Sonho | 2023 | 111’ DRAMA/COMÉDIA | Classificação: 14 anos
Produzido pela Ponta Negra Filmes e pela Carambola Filmes
Sobre o diretor
Valério Fonseca, diretor e ator potiguar, também dirigiu o longa documental “Remar é…”, premiado com o Palatino D’oro na Itália, e os curtas “Dona Eulália”, “A maldição de Berenice”, “Pegadas de Zila” e “Maria Ninguém”, sobre a visita de Brigitte Bardot à Búzios com a apresentadora e atriz Fernanda Lima no papel principal. Ao todo, o diretor dirigiu 15 curtas e recebeu cerca de 40 prêmios.
SERVIÇO
O que: Temporada de ‘O Alecrim e O Sonho’ no interior do RN
Quando: De 4 a 28 de setembro
Onde: Diversas cidades
Acesso gratuito ao público
PROGRAMAÇÃO
- 26/9, às 19h30: Touros (Auditório do Centro de Turismo)
- 28/9, às 19h30: Sagi (Centro Cultural Casa de Taipa – Rua do Rio, s/n. Em frente à sede da Aldeia Sagi Trabanda – Distrito de Sagi, em Baía Formosa)