Interessados na área do patrimonio histórico, leigos e religiosos que trabalham em igrejas, zeladores, sacristãos terão, este mês, uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos na área.

Na quarta-feira (16), das 9h às 12h, o Centro Cultural dos Capucinhos no Convento da Piedade, em Salvador, recebe um workshop sobre preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural religioso.

Os presentes receberão certificado pela Faculdade São Bento (SP). A entrada é gratuita.

Os especialistas poderão explorar a questão da conservação e as necessidades de restauro quando se trata da arte sacra, os meios utilizados para melhor preservar os acervos, tanto de coleções quanto das igrejas.

Além disso, o evento aborda a necessidade do uso consciente das obras de importância histórica e artística, proporcionando uma sobrevida aos objetos de culto nas suas respectivas funções e seu acondicionamento.

As palestras serão ministradas por João Rossi, museólogo, conservador e restaurador, especialista em arte sacra e História da Igreja. Rossi é o restaurador responsável pelo patrimônio histórico e artístico dos Beneditinos de São Paulo, e atua também em importantes obras de conservação e restauro do patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) no Estado do Espírito Santo.