Com apenas 12 anos de idade, Philipe Matos já deixa sua marca no mundo da dança. Aluno da Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, Philipe era o único bailarino masculino representando Sergipe e o Brasil nesta que é considerada uma das mais importantes competições de balé do mundo. Ele competiu com mais de 500 bailarinos latino-americanos e conquistou uma bolsa de estudos internacional para participar do Summer 2025, do prestigiado Miami City Ballet. Seu talento e paixão pela dança foram reconhecidos após apresentações no Gran Premio América Latina de Ballet (GPAL), na Argentina, onde se destacou entre os melhores bailarinos da sua categoria.
Com muita emoção, Philipe Matos recebeu a notícia na última quinta-feira, 3, durante a Noite de Gala do GPAL. O sonho dele sempre foi ser bailarino profissional. “Estou muito feliz com essa conquista e grato por todo o apoio que tive do Governo de Sergipe, por meio da Seduc, assim como de amigos que colaboraram com a nossa vinda à Argentina. Agora, é focar na próxima etapa, treinar mais e estar preparado para os próximos desafios, pois o meu objetivo final é me tornar um bailarino profissional”, enfatiza o jovem.
O apoio da família e de professores foi fundamental para que Philipe Matos se sentisse acolhido e pudesse galgar novos degraus rumo ao seu sonho. “Não foi fácil. Passamos por momentos difíceis. Tivemos que superar o preconceito e a intolerância de algumas pessoas, mas isso é passado. Tudo o que eu quero é que o meu filho seja feliz, e eu dou toda a liberdade para ele voar”, afirmou a mãe do dançarino, Telma Cardoso dos Santos.
O pai Gerson Matos dos Santos também ficou emocionado pelas conquistas do filho. “Estava torcendo muito por ele e fiquei muito emocionado com a bolsa de estudos que ele ganhou. Ele é um menino de ouro e uma alegria na nossa família”, assegurou.
A tia do jovem, Dulce Maria Cardoso dos Santos, é outra grande incentivadora de Philipe. Foi ela que realizou a primeira matrícula na escola de ballet, assim como quem acompanha Philipe nas viagens. “Desde pequeno eu via o esforço dele e a necessidade que ele demonstrava em dançar. Estou muito feliz com a evolução de Philipe e com suas vitórias. Não tenho dúvida de que o sonho dele, que agora também é o nosso, vai se tornar realidade”, destacou.
Para a professora de balé Klely Perelo, a conquista representa um marco importante na carreira de Philipe. “Esse prêmio tem um sabor especial, pois quem concede as bolsas são diretores e representantes de grandes companhias do mundo. Essa é uma oportunidade ímpar para ele aprimorar suas técnicas com renomados profissionais e de se conectar com outros jovens bailarinos do mundo todo”, reforçou.
A diretora da Escola Estadual Professor Valnir Chagas, Andreia Abreu, é outra mulher importante na rede de apoio construída para alicerçar o sonho de Philipe. “A escola vem dando total apoio ao nosso aluno, desde o momento em que Philipe chegou à rede estadual de ensino, em 2023. Ele chegou muito tímido, com receio de que os colegas não tivessem a compreensão da dança que ele desenvolvia, com medo de bullying. Então, nós tivemos o cuidado de realizar um diálogo em todas as turmas, apresentando o trabalho e a dedicação dele ao balé e, hoje, Philipe é aplaudido em nossa escola pelos próprios colegas”, frisa a educadora.