A NASA, Agência Espacial dos Estados Unidos, promove até amanhã, 6 de outubro, um evento gratuito que reúne desafios na área da tecnologia, com a resolução de problemas propostos pela Agência, em João Pessoa, na Paraíba.

a competição intitulada como ‘Nasa Space Apps Challenge’ que na capital paraibana recebeu o nome de ‘NASA Space Jampa’, tem o objetivo de promover inovação, ciência, tecnologia e impacto social nos participantes.

Segundo a competição, que envolve estudantes e profissionais, os candidatos vão ter acesso a dados abertos de pesquisas da Nasa e outras 15 agências do Mundo, incluindo a Brasileira.

A maratona de desenvolvimento de soluções vai durar cerca de 48 horas seguidas, onde os participantes recebem desafios propostos pela NASA, buscando resolver e apresentar soluções criativas.

Divididos em equipes, os ‘maratonautas’ como são chamados, vão escolher um desafio dentre os 20 e desenvolver soluções funcionais que serão avaliadas por uma banca avaliadora, composta por profissionais do mercado paraibano.

O evento é internacional e realizado em várias cidades do mundo. Promovido há mais de 12 anos pela NASA’s Earth Science Division, ocorre pelo segundo ano consecutivo em João Pessoa e, nessa edição, está acontecendo no hub de inovação Ilha Tech, no bairro da Torre, realizador do ‘hackathon’ na capital junto com a startup Trêsbê Delas.

A supervisora Dani Bezerra, da Trêsbê Delas, incentivadora de negócios femininos que realiza o evento, afirma que o perfil dos ‘maratonautas’ reúne desde jovens estudantes a partir dos 15 anos, até profissionais de mercado de 50 anos.

“Temos mais de 50% de participação feminina, pessoas pretas e uma diversidade de conhecimentos absurdo. Já as pessoas mentoras são profissionais super requisitados no mercado, com as expertises de tecnologia, negócio, ciência e design. Mentes incríveis que vão auxiliar nossos ‘maratonautas’ a criarem soluções criativas e inovadoras, e claro, competitivas”, explicou Dani, que também é líder do NASA Space Apps em João Pessoa.

No total, estão competindo cerca de 80 ‘maratonautas’, 50 pessoas para auxiliar as atividades de forma presencial e online, além de equipe de voluntários e a banda de avaliação, completando um total de 160 pessoas no evento.

As três equipes locais que vencerem a competição vão receber prêmios, sendo as duas primeiras a continuar na competição global. Após esta fase, a seleção vai ser realizada pela equipe de organização global da NASA.

Os dez premiados em todo o mundo vão ser recebidos em um evento na Nasa, nos Estados Unidos, onde vão apresentar seus projetos para convidados da Agência Espacial Americana.

Além disso, todas as equipes que submeterem sua solução, cada integrante receberá o certificado emitido diretamente pela plataforma da NASA e assinado pelo Dr. Keith Gaddis, do programa de cientistas da empresa.

“Este evento conecta os participantes a uma rede global de inovadores, cientistas, engenheiros e empreendedores. Essas conexões podem trazer colaborações futuras, acesso a conhecimentos especializados e muito impacto positivo para a cidade”, afirmou Dani Bezerra.

  • 1º e 2º lugares: Medalha + Kit Premiado com produtos de diversas empresas paraibanas + Workshop de impressão 3D com FabLab: Uso básico de slicers e impressão das primeiras peças, incluindo crédito de 8h-máquina e filamento PLA + Acompanhamento e Mentorias com o IlhaTech para a equipe + Vaga na Competição Global do Hackathon.
  • 3º lugar: Medalha + Kit Premiado com produtos de diversas empresas paraibanas + Workshop de corte laser com FabLab: Fundamentos, segurança, cortes e gravações, incluindo 1h-máquina e um conjunto de material para testes + Acompanhamento e Mentorias com o IlhaTech para a equipe.

Foto: Pixabay – imagem ilustrativa