O Sistema Nacional de Emprego do Piauí (Sine-PI), vinculado à Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), anunciou, nesta segunda-feira (7), a abertura de mais de 600 vagas de emprego para quem visa ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho. As oportunidades estão distribuídas entre quatro municípios do estado, com vagas que variam entre setores de atendimento, construção civil, transporte e agricultura.
Em Teresina, as vagas disponíveis são 570, das quais 500 são para atendente de telemarketing, sem necessidade de experiência e apenas com o ensino médio completo como pré-requisito. Além disso, há uma vaga para Pessoas com Deficiência (PCD) no mesmo setor, sem a exigência de experiência.
O município de Floriano oferece 16 vagas, das quais cinco são para salgadeiro, sem necessidade de experiência, apenas ensino médio completo, enquanto Parnaíba conta com vaga para aplicador de adesivos, que requer ensino fundamental completo e seis meses de experiência.
Já em Picos, há uma vaga de vendedor de serviços com seis meses de experiência, mas não exige escolaridade. O município também oferece uma vaga para motorista entregador e uma para repositor de mercadorias, ambos sem exigência de experiência.
Caso não tenha cadastro no Sine, os documentos necessários são: Carteira de Trabalho (física ou a digital), RG/carteira de identidade, CPF/cadastro de pessoa física, PIS ou Pasep, comprovante de escolaridade (certificado ou declaração da escola), comprovante de residência/moradia, carteira de habilitação (se dirigir moto ou outro veículo) e certificados de cursos de qualificação profissional. Após fazer o registro, os interessados recebem a carta de encaminhamento à vaga disponível.
Em Teresina há postos do Sine no Espaço da Cidadania, no Shopping Rio Poty, no Shopping Dirceu, no Centro Social Urbano no Parque Piauí (CSU) e, agora em novo endereço, na rua Álvaro Mendes 2090, Centro.