No Palco Juntos Pelo Agro, no espaço Agência Sebrae, apicultores, meliponicultores e especialistas debatem inovações e estratégias para impulsionar a produção de mel no Rio Grande do Norte
A 62ª edição da maior feira agropecuária do Nordeste, a Festa do Boi, será o cenário de um importante encontro voltado para o fortalecimento da apicultura e meliponicultura potiguar. No próximo sábado (12), no Palco Juntos pelo Agro, apicultores, meliponicultores e especialistas se reunirão no espaço da Agência Sebrae para discutir o futuro do setor e as estratégias que buscam impulsionar a produção de mel no Rio Grande do Norte. O evento destacará inovações e as ações do Comitê Gestor de Apicultura e Meliponocultura, que projeta um aumento de 150% na produção nos próximos três anos.
De acordo com gestor do Projeto de Apicultura e Meliponocultura do Sebrae no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), Nilson Dantas, o objetivo do encontro é discutir os principais desafios da cadeia produtiva da criação de abelhas, tanto na apicultura quanto na meliponicultura, buscando soluções para questões como manejo produtivo, comercialização e promoção de networking entre os participantes do projeto. “Queremos criar um espaço para que os produtores possam não apenas compartilhar suas experiências, mas também encontrar soluções práticas para os desafios que enfrentam no dia a dia”, afirma Nilson Dantas.
Além disso, o evento incluirá um debate sobre a legislação vigente para a comercialização de produtos da apicultura, abordando possíveis melhorias no texto legislativo para facilitar a regulamentação das salas de extração de mel, especialmente aquelas adaptadas para pequenos produtores.
Durante o encontro, serão trocadas experiências entre apicultores que aumentaram significativamente sua produtividade após receberem consultorias do Sebrae. Um desses exemplos é Saulo Pierre, produtor de mel, que relatou uma transformação em sua produção após participar do projeto.
“Antes de participar do projeto, eu tinha uma visão muito limitada sobre agricultura no meu sítio. Comecei com a pecuária, mas não funcionou. Vendi todo o gado e investi na apicultura. No início, era muito difícil. Quando o técnico começou a visitar minha propriedade, tudo mudou. Eu tinha apenas cinco caixas e outras 30 vazias. Depois que aprendi o manejo correto, hoje tenho 35 caixas povoadas e estou esperando rainhas para chegar a 55. No meu primeiro ano, produzi 12 quilos de mel, no segundo ano, 75 quilos, e agora, no terceiro, alcancei 250 quilos de mel.”
Comitê Gestor impulsiona a produção de mel no RN
Criado em maio de 2024 pelo Sebrae-RN, o Comitê Gestor de Apicultura e Meliponocultura tem se empenhado para impulsionar o aumento da produção de mel no estado. Através de um conjunto de ações voltadas para a implementação de novas técnicas de manejo e melhoramento genético, o Comitê projeta um aumento de 150% na produção de mel nos próximos três anos. Cerca de 300 apicultores e meliponicultores serão beneficiados com acesso a tecnologias avançadas e suporte técnico.
Além disso, o Comitê também trabalha em conjunto com instituições governamentais e de crédito para facilitar o acesso ao financiamento e melhorar a regulamentação das salas de extração de mel, especialmente para pequenos produtores. O objetivo é fortalecer toda a cadeia produtiva, promovendo maior eficiência e competitividade no mercado.
Sobre a Festa do Boi
A Festa do Boi, realizada anualmente no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, é um dos maiores eventos agropecuários do Brasil, funcionando como uma importante plataforma para debates sobre inovação e desenvolvimento no setor. Assim como nos anos anteriores, a programação deste ano incluirá uma série de palestras e encontros voltados para o fortalecimento do agronegócio, oferecendo oportunidades de capacitação, networking e parcerias estratégicas. A Agência Sebrae ocupará um espaço de 5.000 m² no Parque Aristófanes Fernandes.
No dia 12 de outubro (sábado), a programação dedicada à apicultura e meliponicultura será um dos destaques do espaço. Além da Reunião que discutirá os principais desafios e oportunidades do setor, a agenda incluirá debates sobre o mercado internacional de mel e cooperativismo, além de uma palestra focada em inovações e oportunidades no mercado de meliprodutos. O dia também contará com o Encontro dos Empretecos Rurais, liderado por Luís Felipe, gestor do Empretec Rural no Sebrae/RN.
Para mais informações e inscrições gratuitas, acesse: agenciasebraefestadoboi.com.br