Criatividade, empreendedorismo local e os fazeres artesanais encantam o público e fortalecem o setor de moda potiguar
A moda potiguar brilha nas passarelas do Midway Fashion Days, evento de moda realizado pelo Shopping Midway Mall, com a participação do Sebrae-RN. O evento, que começou nesta terça-feira (08) e segue até a próxima quinta-feira (10), destaca a união entre criatividade, empreendedorismo local e os fazeres artesanais do Rio Grande do Norte, por meio de colaborações inovadoras que prometem encantar o público e fortalecer o setor de moda potiguar.
Hoje(08), primeiro dia do evento, o destaque foi o desfile “Artesanato na Passarela – Edição Collabs”, onde foram apresentadas 10 colaborações exclusivas entre marcas de moda potiguares e artesãs locais acompanhadas pelo Sebrae/RN. Essas parcerias firmadas buscaram unir o melhor do artesanato regional, como bordados, rendas e cerâmicas, com as tendências da moda circular, sustentável e consciente. O desfile não apenas exaltou a riqueza cultural do estado, mas também reforçou a importância de valorizar o trabalho manual, promovendo uma moda sustentável com identidade forte e inconfundível.
“A intersetorialidade entre moda e o artesanato se destaca no desfile do primeiro dia desta edição do Midway Fashion Day. É onde os fazeres ancestrais e a cultura do povo conseguem impactar a moda, trazendo tendência, apresentando inovações e fazendo uma troca colaborativa”, comentou Maézia Teodora, gestora do projeto de economia criativa que ao lado da analista Camila Ruama representou o Sebrae-RN no evento.
Fabiana Silva, artesã da Casa do Artesão do Seridó coordenou o desfile de três das dez collabs acompanhadas pelo Sebrae-RN que apresentaram suas coleções no primeiro dia. As colaborações “Vestindo Lembrança”, “História D’elas”, e “Sertão Contemporâneo”, segundo Fabiana, buscaram valorizar e fortalecer a história e a cultura da região.
“Nessas peças a gente traz diversos aspectos das nossas tradições, das nossas crenças, que contam essa história, da mulher e do homem sertanejo. Apresentamos peças que misturam diversas tipologias, com bordados, crochê, pintura. Então, há uma diversidade de peças produzidas com artesanais lá da região do Serido”, explicou.
Amanhã(09), mais oito marcas, de empreendedores da Associação Seridoense de Confecções (ASCONF), foram selecionadas para mostrar o potencial e a força do setor de confecções. Seus produtos, que vão desde o vestuário até peças artesanais, trarão para a passarela um pouco da tradição e do talento, característicos dessa região.
O último dia do evento (10) será marcado pelo encerramento da trilha “Impulsiona Moda”, mais uma iniciativa do Sebrae-RN voltada para capacitar empreendedores de moda em áreas essenciais, como liderança, finanças e marketing digital. Para celebrar o fim dessa jornada de aprendizado iniciado em maio deste ano, 20 marcas potiguares vão desfilar suas coleções, simbolizando o impacto positivo que o programa teve no desenvolvimento de seus negócios.
O evento, que segue até a próxima quinta-feira (10) promete ser um marco para o setor, conectando criadores e artesãos, e mostrando ao público a diversidade e o talento potiguar que, agora, encontram seu lugar nas passarelas.
–