Os artistas alagoanos de grafite estão participando da edição sergipana do Festival Cena Nordeste, que acontece no Centro de Criatividade de Aracaju, localizado na rua Dom Bosco, no bairro Cirurgia. Com entrada gratuita, o evento contará com a participação dos artistas Lucas Inxame, Yara Pão, Ursa Nath e Júnior Brown, que criarão um mural coletivo e permanente no local.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, ressaltou a importância do evento e o papel dos artistas alagoanos no cenário cultural nordestino.
“A participação dos nossos grafiteiros no Festival Cena Nordeste reforça o valor e o impacto da cultura de rua em Alagoas. Eles estão levando a essência da nossa arte para além das fronteiras, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural de toda a região,” afirmou.
Mellina também destacou o apoio do governo estadual à cultura urbana. “O governador Paulo Dantas tem sido um grande aliado da cultura, demonstrando um compromisso forte com a valorização dos nossos artistas. Ele tem incentivado iniciativas que expandem o alcance da arte alagoana, promovendo nossos talentos em novos espaços,” completou a gestora.
Conheça os artistas
Ursa Nath é uma artista visual e ilustradora mato-grossense-alagoana, cuja carreira se desenvolve com base no grafite, nas artes visuais e no design. Sua obra é marcada pela inspiração nos letterings Wildstyle e nas cores vibrantes do Pop Art, frequentemente retratando figuras femininas, a natureza, ancestralidades e elementos psicodélicos. Ela começou sua trajetória no grafite em 2011 e, a partir de 2015, expandiu sua expressão artística para a ilustração digital.
Yara Pão é uma artista graduada em Design pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Ela se dedica principalmente às artes visuais, pintura mural, grafite e design gráfico. Suas inspirações são moldadas por suas vivências e pelas necessidades e características observadas nas comunidades, indivíduos e no meio ambiente. O trabalho de Yara estabelece uma interconexão entre Design, Arquitetura de interiores e a cidade, com o objetivo de oferecer um conceito artístico exclusivo e afetivo, que conta histórias significativas e impactantes.
Júnior Brown começou a desenhar aos 13 anos e iniciou sua trajetória no Boi Gavião em 1997, onde atuou até 2002. Em 2017, se tornou tatuador e arte-educador, realizando oficinas para jovens quilombolas no Agreste. Ele fundou o Estúdio Negotiziotattoo, que aborda questões de racismo estrutural por meio da arte. Em 2018, pintou na Escola da Aldeia Serra Mae, da Etnia Xucuru-Kariri, e em 2019, participou da Emenda Cultura Coletiva, promovendo uma exposição de cultura urbana e oficinas em comunidades quilombolas. Júnior também integrou o curta-metragem Nas Quebradas do Boi, que celebra a cultura do Boi Gavião.
Lucas Rafael, conhecido artisticamente como “Inxame”, é graduado em Arquitetura e utiliza o grafite para ressignificar os espaços urbanos de Maceió desde 2015. Seu nome, que significa abundância no nordeste, reflete seu estilo contemporâneo, influenciado pela cultura afro-brasileira e pelo hip-hop. Lucas participou de projetos como a Semana de Arquitetura da UFAL e a exposição Urbano Grafia. Ele foi agraciado com o Prêmio de Reconhecimento Cultural Mestre Zumba em 2020 e foi aprovado no Edital de Muralismo Colorir É Legal em 2021. Seu trabalho representa uma contribuição significativa para a cultura urbana de Maceió, tornando a cidade mais vibrante e dinâmica.
O festival
O Cena Nordeste é uma iniciativa do Consórcio Nordeste que tem como objetivo reunir os estados do nordeste do Brasil para promover o intercâmbio cultural, valorizar a arte regional, formar plateias e incentivar a economia criativa.
O projeto foi planejado e articulado em 2023 pela Câmara Temática da Cultura da entidade. Em 2024, o festival teve início na Paraíba e já passou por Alagoas, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em Sergipe, o evento é promovido pelo governo estadual, pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (FUNCAP) e pelo Consórcio Nordeste, com o apoio das Secretarias de Cultura dos estados da Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte, e do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Programação completa
DIA 11/10
9h – Intervenção de grafite com Inxame, Ursa, Júnior Brown e Yara Pão (AL)
14h – DJ Mavi (SE)
15h – Embondeiro Capoeira com Mestre Cabeça (SE)
16h – Apresentação de Break da Cia Reality Street Dance (SE)
17h – Espetáculo de dança da Guinça do grupo Dança que Temos Feito (PI)
18h – Cultura Popular do grupo Folclórico Zambiapunga (BA)
19h – Solenidade de abertura e Barco de Fogo
19h30 – Espetáculo Ópera de Milho (SE)
20h50 – Quadrilha Século XX (SE)
21h30 – Grupo Parafoiclórico Mestre Saci Quilombola (SE)
22h10 – Show do Descidão dos Quilombolas (SE)
23h – Show da Banda Reação (SE)
DIA 12/10
9h – Fórum Nordestinidades
9h – Intervenção de grafite com Inxame, Júnior Brown, Ursa Nath e Yara Pão (AL)
14h – DJ Julie (SE)
14h – Mostra audiovisual das realizadoras Ana Dinniz, Carie Fiúza, Luana Flores e Valtyennyra (PB), Sessão de bate-papo com a mediadora, Lu Silva (SE)
14h30 – Grupo Folclórico Parafusos (SE)
15h – Grupo Folclórico Cacumbi de Mestre Deca (SE)
15h – Aula Show de Gastronomia com Timóteo Domingos (SE)
15h30 – Grupo Folclórico São Gonçalvo de Amarante (SE)
16h40 – Espetáculo Circense da Cia Miramundo com Palita Arruaçando (MA)
18h – Espetáculo Solo Espiral Brinquedo Meu (PE)
19h20 – Forró com Os Muringa (CE)
20h40 – Show de Tiquinho Rodrigues (RN)
22h – Entrega mural Grafite (AL)
22h – Banda Corações Partidos (SE)