Competição inédita valoriza a cadeia produtiva do café e reúne especialistas, baristas e o público na maior feira agropecuária do Nordeste
A diversidade de sabores, métodos de preparo e o potencial econômico do café no Brasil e no Nordeste ganharam destaque na programação da Agência Sebrae durante a Festa do Boi 2024, neste domingo (13). Em uma cerimônia descontraída, foi realizada a abertura oficial da primeira Olimpíada do Café no Brasil, evento que integra a programação da Agência nesta 62ª edição da Festa do Boi — a maior feira agropecuária do Nordeste, realizada no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim/RN.
A competição contará com diversas etapas, com o resultado final previsto para terça-feira (15). A solenidade de abertura começou com a degustação de dois cafés do Sul de Minas, oferecida ao público, seguida de uma explanação sobre o formato da Olimpíada e a apresentação das duplas de competidores, chamados de “atletas do café”.
João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, celebrou a ousadia do Rio Grande do Norte em realizar o evento, destacando a responsabilidade e a satisfação que ele traz. “Essa iniciativa é de grande ajuda para aqueles que vivem do café, pois a valorização do produto pode resultar na criação de mais empregos, na melhoria da qualidade do café, na qualificação da mão de obra e em novas oportunidades de negócios, seja no plantio, na produção ou na comercialização”, afirmou.
Da mesma forma, Itamar Manso, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, também exaltou as parcerias que possibilitaram a realização do evento, como a atuação de Valdick Oliveira, gestor do Observatório do Café, empresa parceira na organização da Olimpíada.
João Gabriel Leandro, barista de 25 anos, é um dos atletas participantes e compete pela primeira vez. Contudo, seu apreço pela bebida já existe há alguns anos. Ele começou a se interessar por cafés especiais em 2017 e, em 2019, durante seu curso de gastronomia, passou a valorizar a cadeia de produção de produtos especiais.
Em 2022, ele fez um curso de barista, onde aprofundou seus conhecimentos sobre o processo de produção e estreitou relações com parcerias, além de ministrar cursos. “Meu foco principal é aproveitar todo o processo, desde a preparação até a execução. Não estou focado apenas no resultado final, mas sim em aprender e tirar o máximo de cada etapa até aqui”, afirmou.
A solenidade de abertura também contou com um painel em formato de roda de conversa, com especialistas de renome nacional no mercado de café. O painel discutiu tendências, mercado, e oportunidades de produção e consumo, e foi mediado pela jornalista Giuliana Bastos, especialista em tendências no mercado de café. Entre os participantes estavam Edgard Bressani, idealizador da Olimpíada e fundador da exportadora Coffee Soul Brasil, e Gelma Franco, empresária e palestrante com mais de 20 anos de experiência no setor.
Sobre a criação da Olimpíada, Edgard relatou: “Sempre pensei: ‘Vamos criar um evento onde o barista possa demonstrar sua habilidade em várias categorias de competição’. Assim surgiu a ideia para a primeira Olimpíada do Café, que foi abraçada pelo Sebrae”.
Dinâmica da competição
A Olimpíada do Café inicia com uma prova de conhecimento geral sobre café, preparação de café filtrado e avaliação sensorial. Na primeira fase, os competidores respondem 60 questões do “Guia do Barista”, criam um blend de três cafés e preparam bebidas usando métodos manuais como Koar e V-60. Os 10 melhores avançam para uma prova sensorial, onde identificam a xícara diferente em trios de café. Na segunda fase, os seis finalistas preparam espressos, bebidas com leite e drinques de assinatura sem álcool. O público também participa, votando nas melhores bebidas, com pontos adicionais sendo somados à classificação geral.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.