A competição reuniu 14 participantes que avançaram por etapas eliminatórias até chegar à final realizada no espaço do Sebrae-RN na Festa do Boi

Entre os dias 13 e 15 de outubro de 2024, o Rio Grande do Norte foi palco da primeira edição da Olimpíada do Café, como parte da programação da Agência Sebrae Festa do Boi, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. Organizada pela Comunidade Espresso Hub, a competição reuniu baristas de diversas regiões do Brasil e consagrou Lucas Almeida, da SO LO Brewing Cafeteria, de Recife, como vencedor. A cerimônia de encerramento da Olimpíada marcou também o fechamento da programação do dia no Palco Juntos Pelo Agro na Festa do Boi que segue até o dia 19 de setembro.

Lucas Almeida, campeão da primeira Olimpíada do Café, iniciou sua trajetória no mundo dos cafés especiais em 2017, quando trocou a faculdade de Medicina Veterinária por um trabalho em uma cafeteria, após retornar a Recife para apoiar sua família. “Acabei me apaixonando pelo café e me destacando na área,” relembra Lucas. Desde então, ele se dedicou a treinamentos e consultorias, firmando-se no ramo. Hoje, ele atua na SO LO Brewing Cafeteria, que está em expansão com uma nova unidade em Boa Viagem, Recife.

“Participar aqui no Rio Grande do Norte, meu estado natal, foi sensacional. Foi um reencontro com a terra onde nasci e uma oportunidade de conhecer pessoalmente profissionais que admiro,” compartilhou.

Seis finalistas disputaram o título em uma prova de degustação popular, onde o público experimentou às cegas os cafés preparados e votou no melhor. Além de Lucas Almeida, os finalistas incluíram Aruan Thiele (Observatório do Café), João Lucas (Cafeina Cafeteria), João Gabriel Leandro (Observatório do Café), José Sávio (Musocafé) e Luanna Lee (Letra A Cafeteria).

Durante a cerimônia de encerramento, o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, exaltou a dedicação dos competidores e o potencial transformador do evento para o cenário do café no Brasil.

“É muito gratificante ver a qualidade e a dedicação dos participantes. Este é apenas o início de um movimento que terá um impacto duradouro em nossa cultura cafeeira”, afirmou João Hélio, reforçando o compromisso do Sebrae com o fomento dessa atividade econômica.

O gestor da área de Cafeicultura do Sebrae-RN, Elton Alves, expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a realização da Olimpíada do Café, destacando a importância de parcerias e o apoio de figuras influentes na cafeicultura, como Edgard Bressani, idealizador da Olimpíada e fundador da exportadora Coffee Soul Brasil.

“Quero agradecer a todos que se dedicaram para fazer este evento acontecer. Desde 2021, temos construído parcerias que tornam o movimento do café cada vez mais forte no Rio Grande do Norte. É emocionante ver esse entusiasmo, e só tenho a agradecer por esse apoio que inspira o nosso trabalho,” afirmou Elton.

Também marcaram presença no encerramento da competição a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial, Verônica Melo; a gerente de Desenvolvimento Rural e Negócios de Impacto, Mona Paula Nóbrega; e a gestora de Alimentação Fora do Lar, Maria Luiza Moura, todas representantes do Sebrae-RN

A competição reuniu entusiastas do café e foi transmitida ao vivo nos canais do Sebrae-RN e parceiros, permitindo que o público de casa acompanhasse cada etapa. Danilo Bezerra, jornalista e entusiasta do café, destacou a importância da competição para a troca de conhecimentos e valorização da cultura do café no país. “A Olimpíada contribui bastante para valorizar os baristas e fortalece a cadeia produtiva, gerando oportunidades e destacando o papel do café, nosso de cada dia”, comentou Danilo.

A primeira Olimpíada do Café foi viabilizada por parcerias entre Sebrae-RN, Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), e diversas marcas e produtores ligados ao universo do café, consolidando o evento como um marco na valorização dos baristas e na promoção do café brasileiro.

Foto: Luana Tayze