Agência Sebrae promove soluções tecnológicas que conectam estudantes e produtores, destacando a criatividade e a colaboração no setor
A final do Desafio ELI Agro, realizada na noite desta quinta-feira (17), durante o momento ELI Conecta, destacou a inovação no agronegócio. O evento, que faz parte da 62ª Festa do Boi, maior feira de agropecuária do Nordeste, apresentou cinco novas soluções desenvolvidas por grupos de ensino superior e técnico, refletindo a integração entre a academia e o mercado.
A solução vencedora, o Módulo Auxiliar de Registros Inteligentes (MARI), se destacou por sua originalidade e relevância, funcionando como uma inteligência virtual conectada ao WhatsApp. Desenvolvido pelo grupo AGI – Agronomia Inteligente da Ufersa, o MARI atua como agrônoma, veterinária e gestora digital, representando um avanço significativo na resolução de problemas enfrentados pelos produtores rurais.
Participaram do desafio os grupos, AGI (Ufersa – Angicos), Pitaia (UFRN), AgroInova (Ufersa – Angicos), Rural Mind (UFRN/EAJ – Macaíba) e Conect Agro (ITEC – Mossoró). Os times finalistas passaram por capacitações e mentorias oferecidas pelo Sebrae-RN, além de receberem orientação de professores universitários voluntários, garantindo que suas soluções fossem adequadas às necessidades dos produtores e viáveis em termos de custo e aplicação no campo. No total, 20 equipes participaram da competição, que foi patrocinada pelo Banco do Nordeste, Sebrae-RN e Senar.
Na final, cada grupo teve cinco minutos para apresentar sua ideia e o estágio de desenvolvimento da solução ao público e, especialmente, aos três jurados: George Bulhões, da Empresas Potiguares de Tecnologia (Epitec); Daniele Leonel, coordenadora de Inovação da Hub CNA (do Sistema CNA/Senar/ICNA); e Luana Wandecy, da Jerimum Valley. Todos os participantes receberam um troféu e um kit com boné e mochila, enquanto os vencedores levaram para casa um notebook cada um.
Essa vitória é muito significativa para nós e muito nos motiva. Essa motivação nos impulsiona a tornar a ideia uma realidade. Já criamos um MVP funcional, que está operando pelo Telegram, e queremos expandir para o WhatsApp nos próximos meses. A equipe está cada vez mais engajada nesse projeto, que deixou de ser apenas uma ideia idealista. Agora, conseguimos visualizar algo tangível, revela Vinicius Sátiro, estudante de Sistemas de Informação e membro do grupo AGI.
Além do MARI, outras soluções foram apresentadas com foco na conexão entre produtores e o mercado, incluindo uma plataforma para cooperativas agrícolas que organiza a comercialização por produtos. Outra inovação destacada foi um aplicativo para controle financeiro e gestão de propriedades rurais, que oferece gerenciamento de rebanhos, vacinação e um banco de especialistas integrado.
“Nosso objetivo, por meio do desafio, foi fomentar o desenvolvimento do agronegócio, trazendo inovação e tecnologia, de modo que instituições de ensino e produtores rurais possam trabalhar em conjunto e fazer as transformações acontecerem”, explica João Paulo Damásio, representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na governança do Ecossistema Local de Inovação do Agro, o ELI Agro, e responsável pelo eixo de inovação.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.
Foto: Luana Tayze