Inciativa é fruto da parceria do Sebrae-RN, Junior Achievemente, Instituto Ítalo Ferreira que beneficiou 30 crianças e adolescentes

Incentivados a desenvolver ideias e soluções voltadas para questões ambientais e sociais, alinhadas às metas globais de sustentabilidade, 30 crianças e jovens da região Agreste Potiguar participaram do Projeto Surfando Ideias. A iniciativa foi realizada pelo Sebrae-RN, em parceria com a Junior Achievement e o Instituto Ítalo Ferreira. O encerramento do projeto ocorreu na última quinta-feira (17), na sede do instituto, localizada no município de Baía Formosa/RN, premiando os três melhores projetos inovadores desenvolvidos.

A maquete do Sabão Sustentável, uma engenhoca que transforma óleo de cozinha em sabão de diversas fragrâncias, foi a solução inovadora que venceu a batalha de pitches que marcou o fim das atividades da primeira edição do projeto.

“Vocês sabiam que mais de 1 bilhão de litros de óleo são jogados no ralo todos os anos? Nosso projeto recolhe o óleo das casas e leva para a fábrica, onde produzimos sabonetes. Serão quatro tipos de sabão, e o principal será o sabão para pets, que terá aroma de flores”, explicou Fernando, de 7 anos, durante a apresentação.

Ele e mais quatro amigos do grupo foram premiados com troféus, caixas de som e uma viagem, cujo destino será definido pelo campeão mundial de surfe Ítalo Ferreira que prestigiou o momento. “Fazer parte desse projeto é muito especial para mim, assim como para todos que fazem parte do instituto. Eu sou só uma pequena parte desse processo, uma chavinha, mas fico feliz de ser uma inspiração e um exemplo para todos”, comentou Ítalo.

A banca de jurados, composta por cinco integrantes, além Ítalo Ferreira, contou o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, e o analista técnico de Inteligência Artificial do Sebrae-RN, Carlos Von, a vice-diretora do CRC Radna Rocha e o representante da BV Financeira Marcos. A banca avaliou os projetos com base em critérios como solução do problema, nível de inovação, aplicabilidade e impacto. “Um trabalho emocionante foi feito aqui em Baía Formosa. Acompanhar as apresentações, a construção das ideias e soluções empreendedoras é impactante. A educação empreendedora abre caminhos importantes para o futuro da garotada e não só na abertura do negócios mas empreendedorismo da própria vida”, comentou Melo.

Durante uma semana, a equipe do Sebrae-RN realizou oficinas – sobre negócios sustentáveis e prototipagem – abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 30 participantes, crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, foram divididos em seis grupos. Com base nos conhecimentos adquiridos, desenvolveram soluções empreendedoras para um desafio específico. No último dia do projeto, os grupos fizeram pitches das soluções que criaram ao longo da jornada. Entre os projetos apresentados estavam o Robô Lixeiro, a Esmagadora de Lixo, o Robô RecyTech, os Ecocosméticos e o EcoSurf.

Para Everton Lucena, gestor de Educação Empreendedora do Sebrae-RN, a iniciativa consolida ações de educação empreendedora junto a organizações como o Instituto Ítalo Ferreira. “A nossa ideia é ampliar essa ação a longo prazo. Viver e conhecer oportunidades, isso que a educação empreendedora possibilita aos alunos. Transformar as suas vidas através do empreendedorismo, incentivando o protagonismo, esse é o nosso principal legado”, comentou.

O encerramento do projeto marca a conclusão de uma etapa de aprendizado e incentivo ao protagonismo, com foco na construção de um futuro mais sustentável para a comunidade local e o meio ambiente.

O Instituto Ítalo Ferreira, localizado em Baía Formosa/RN, é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principais pilares a educação, a sustentabilidade e o esporte. O projeto acompanha 120 crianças e em 2024 já realizou 1.866 atendimentos. Mais informações sobre projetos podem ser acessados no link https://www.institutoitaloferreira.org.br/

1º lugar: Maquete Fábrica de Sabão Sustentável(234 pontos)

2º lugar: EcoSurf (223 pontos)

O projeto promove a economia circular, recebendo material reciclável e revendendo utensílios usados ou remanufaturados, além de criar bolsas e roupas novas a partir de reciclagem.

3º lugar: Robô RecyTech (222 pontos)

Inspirado em equipamentos usados na Europa, o projeto oferece descontos e dinheiro para quem deposita material reciclável.

Foto: Jonathan Holanda