Ao todo, 126 startups irão expor suas soluções a investidores entre 6 e 8 de novembro no festival

O REC’n’Play 2024, um dos maiores festivais de tecnologia e inovação do Brasil, realizado pela Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco, anuncia a Arena de Negócios, um espaço com programação especial dedicado à geração de conexões entre startups, corporações, investidores e parceiros do ecossistema de inovação do Brasil.

O evento acontece de 6 a 9 de novembro, no Recife, e promete ser uma vitrine de oportunidades de negócios para todos os participantes. Neste ano, a Arena de Negócios conta com a participação de 126 startups, que irão compartilhar suas soluções entre os dias 6 e 8 de novembro com o público que circular pelo espaço. Ao todo, 42 startups se apresentam por dia, das 10h às 17h, no Bairro do Recife.

As startups participantes foram selecionadas através de critérios como qualidade do modelo de negócio, maturidade de operação e impacto social, por uma banca composta por pessoas do time de Negócios do Porto Digital. Elas são de diversas verticais: Educação, Saúde, Varejo, Big Data, Games, Construção Civil, Logística, Audiovisual, Energia, Impacto, Alimentação, Jurídico e Agro. Além da exposição, uma das grandes novidades desta edição é a Competição de Startups.

Das mais de cem inscritas, 36 foram escolhidas para participarem de pitches de cinco minutos que começam no dia 6. Depois, 18 serão selecionadas para se apresentarem no segundo dia (7). Desse total, apenas nove continuam na competição e mostram suas soluções na manhã do dia 8, terceiro dia do evento. As cinco finalistas seguem para uma nova rodada de apresentações à tarde, onde, finalmente, os três primeiros lugares serão decididos.

Na grande final, as três vencedoras recebem prêmios de imersão em ambientes de inovação, com a campeã conquistando uma experiência internacional no Porto Digital Europa, na cidade de Aveiro, em Portugal, enquanto as outras duas têm imersões em ecossistemas inovadores no Brasil.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destaca a importância da Arena: “A Arena de Negócios não só é uma grande vitrine para as startups, como também uma oportunidade qualificada para conversas com investidores. O ambiente está sendo construído para ajudá-las a avançar ainda mais em seus projetos. E já sabemos que a Arena vai ser um sucesso novamente: a meta era selecionar apenas 24 para a competição, mas a qualidade foi tanta que resolvemos ampliar o número”, afirma.

Conteúdos Exclusivos e Networking
O público geral também terá acesso a conteúdo exclusivo no palco da Arena de Negócios, com painéis compostos por especialistas em inovação aberta, internacionalização, investimentos, govtechs, impacto social e ecossistemas de inovação. Entre os convidados confirmados estão: André Salles (CEO Solar Coca-Cola); Edilson Reis (CIO Bradesco); Sofia Pimenta Campos (Diretora de Open Innovation e Ventures da Deloitte); Paulo Emediato (CMO da Oxygea Ventures); Rodrigo Nardoni (VP de Tecnologia da B3); Renata Franco (Pacto Global da ONU); José Vasquez (Presidente do Sam’s Club e Carrefour Brasil) e Flávia Picolo (Technology Lead Accenture). As sessões incluem também a apresentação de cases de sucesso, oferecendo insights valiosos para empreendedores e investidores.

Oportunidades para Investidores
A Arena de Negócios tem um lounge exclusivo, criado para facilitar conexões estratégicas entre startups, corporações e investidores. Também com esse foco, o espaço ainda irá receber o Roadshow Fast Motion, uma iniciativa do Sebrae/PE e do Porto Digital que irá apresentar até 30 startups pernambucanas em fase de tração a potenciais investidores do país, em parceria com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Programa de Embaixadores Regionais
Outra novidade deste ano é o Programa de Embaixadores Regionais, que envolverá voluntários das principais cidades do Nordeste. Esses embaixadores serão responsáveis por mobilizar startups e corporações locais, promovendo uma maior integração entre o festival e os ecossistemas de inovação. Eles também atuarão como facilitadores, ajudando na conexão entre as startups e possíveis parceiros. Para fazer participar da Arena de Negócios, inscreva-se gratuitamente no site do Festiva: https://recnplay.pe/

Sobre a Ampla Comunicação
A partir da premissa de ser uma agência “menos do mesmo”, a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data-driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, no Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 23 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 18 mil colaboradores distribuídos em mais de 415 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 5,4 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Sobre o Sebrae PE
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.