O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) foi eleito pelo Ranking 100 Open Startups 2024 a entidade pública que mais contribui para a prática de inovação aberta (Open Innovation) no estado do Rio Grande do Norte. A premiação, conferida na noite desta quinta-feira (17) é considerada um dos índices mais importantes de seu segmento em nível nacional e na América Latina.

Ocorrida no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ), e transmitida por meio deste canal no YouTube, a premiação também destacou, pelo segundo ano consecutivo, a beAnalytic – startup associada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque). Nesta edição, a empresa foi eleita a 4ª melhor em inovação aberta, na categoria de Big Data.

Classificado na categoria de TOP Ecossistemas Regionais: Sistemas S, Entidades Públicas, Sindicais e Patronais, o IMD recebeu uma premiação também conferida a outras 17 instituições, líderes de estados como Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, entre outros.

O resultado destaca o Instituto Metrópole Digital ao lado de instituições como Sebrae, Universidade Federal do Estado de Goiás (UFG), Porto Digital e Sistema Fiep. Ao todo, foram 1.098 entidades e programas classificáveis ao Ranking.

“O prêmio foi uma surpresa bastante gratificante. O IMD é uma das únicas entidades públicas a ocupar o ranking e isso mostra um diferencial que a UFRN tem em fazer a diferença tanto no nosso ecossistema como em nível nacional, o que é realmente muito importante. Parabéns a todos nós”, comemora Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque.

Todos os anos, o Ranking 100 Open Startups acontece para premiar as melhores instituições envolvidas com Open Innovation – conceito que incentiva a colaboração e compartilhamento de recursos e ideias no desenvolvimento de soluções inovadoras. A avaliação segue uma série de critérios, baseados na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups.

Exemplo disso é o envolvimento dos candidatos em capacitações, mentorias, programas de aceleração e espaços de coworking, além de acesso a recursos não-financeiros.

Associada ao Metrópole Parque na condição de incubada e também credenciada– quando a startup é abrigada fisicamente na incubadora de empresas do Parque – a beAnalytic está inserida no contexto de inovação aberta desde sua criação, em 2018.

Exemplos disso são as parcerias com grandes instituições, como a ALE Combustíveis, para a qual a startup desenvolveu uma solução de inteligência comercial capaz de emitir informações estratégicas do mercado consumidor. A beAnalytic também já fez acordo com a Menezes Logística e Transportes – sediada em Cuiabá (MT) e uma das maiores da região.

Hoje, a empresa potiguar oferece uma série de serviços ao mercado, em áreas como Business Intelligence, Machine Learning, Engenharia de Dados, entre outros. Mais informações sobre a empresa podem ser conferidas no site.

Fonte: Tribuna do Norte/ Foto: Alex Régis