MAPA Realizações Culturais do RN participa da 5º Ópera em Pauta

A produtora Tatiane Fernandes participa do evento, que busca debater sobre políticas públicas para as áreas de ópera, dança e música de concerto no país

Em homenagem ao Dia Internacional da Ópera, o Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto vai realizar o 5º Ópera em Pauta no próximo dia 25, em São Paulo, reunindo artistas e empreendedores ligados à arte lírica para trabalharem no fortalecimento e ampliação deste segmento da música. A diretora da MAPA Realizações Culturais, Tatiane Fernandes – que representa o Rio Grande do Norte, vai participar da mesa de debate apresentando as demandas nordestinas. 

O 5º Ópera em Pauta integra a programação do 3º Festival de Ópera de Guarulhos, com o intuito de promover o pensamento e desenvolvimento de ações estratégicas para proteção à criação, e para a produção, a viabilização e a divulgação da ópera, da dança e da música de concerto no Brasil. Para Tatiane Fernandes, sua participação é fundamental para que essas discussões também incluam a região Nordeste, assim como a produção potiguar. “A presença da MAPA no encontro inclui uma voz da região Nordeste e trará uma visão ampliada, norteando a construção de políticas públicas para o setor de forma a compreender e absorver também a realidade e as demandas nordestinas”, comenta.

Tatiane Fernandes trabalha no setor cultural há 20 anos e há nove anos é diretora de produção da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, tendo realizado produções de óperas no RN e no Rio Grande do Sul. Também já esteve na equipe de oito Festivais de Ópera no México e Colômbia, sob a direção artística do Maestro Linus Lerner, além de um dos mais importantes eventos dedicados ao canto lírico na América Latina, o Concurso Internacional de Canto Linus Lerner.

A diretora da MAPA também atuou como delegada na 4ª Conferência Nacional de Cultura, onde realizou a atividade autogestionada “Ópera e Música de Concerto como motores do desenvolvimento criativo e sustentável”, aliada a agenda 2030. A atividade foi uma ação conjunta construída com os delegados e delegadas da Ópera e Música de Concerto: Mere Oliveira (SP), Eric Herrero (RJ), Marino Jr e Nicolas Gonzales (PR), com colaboração de Flávia Furtado. 

O FB-ODM – Fórum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto surgiu a partir de conversas entre representantes de diversas instituições do mundo da música de concerto e da ópera, que inicialmente se reuniram para pensar juntos como lidar com a pandemia, diálogo este que posteriormente se expandiu para as necessidades do setor como um todo. 

Surgido a partir da premência instaurada pela Pandemia da COVID-19, que ensejou uma crise sem precedentes no contexto da economia criativa, o Fórum-OBM expande seu escopo para o pensamento e desenvolvimento da arte e beleza, cultura e inovação, economia e trabalho regidos em um mesmo compasso.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

No Recife, Centro Universitário realiza atendimento gratuito para elaboração de IR

A temporada de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 se aproxima, e a Receita Federal espera receber um número...

Shoppings Manaira e Mangabeira divulgam horário de funcionamento durante a Semana Santa e Tiradentes

Os shoppings Manaira e Mangabeira divulgaram os horários de funcionamento durante o feriadão da Semana Santa e do Dia de Tiradentes. A...

Terrorismo alimentar: como o medo da comida está afetando sua saúde física e mental

Nutricionista explica os perigos do terrorismo alimentar e como equilibrar a alimentação sem restrições radicais. Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Nos últimos...

plugins premium WordPress