São 14 empresas locais retornando às passarelas com destaque para o artesanato em um dos eventos de moda mais importantes do país

O Sebrae Alagoas marcará presença em mais uma edição do Minas Trend, com a participação de 14 marcas locais. A 32ª edição do evento, que traz o tema “Reflexos da Moda: Revelando Horizontes”, foi divulgada na última quinta-feira (17).

Entre os dias 22 e 24 de outubro, as empresas alagoanas estarão em um dos maiores Salões de Negócios da Moda da América Latina. “O trabalho realizado pelo Sindivest vai além do Minas Trend; ele impacta toda a cadeia produtiva, envolvendo mulheres empreendedoras, artesanato e, sobretudo, a moda”, destacou Keylle Lima, diretor técnico do Sebrae Alagoas.

A diretora de administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, parabenizou Francisco Acioli, presidente do Sindivest, pela trajetória no evento. “Que você continue sonhando e realizando. Há muitas mãos que sonham com você, e o Sebrae é uma delas”, afirmou.

Francisco Acioli ressaltou a importância de dar mais destaque à moda alagoana. “Vimos a necessidade de Alagoas ser mostrada para o mundo, e só conseguimos fazer isso em uma passarela, porque estamos falando de moda. Estamos falando da cultura da nossa gente, da dignidade das mulheres da Associação de Costureiras, da Associação das Bordadeiras de Capela, do Baixo São Francisco, do Filé do Pontal, e da Singeleza de Paripueira, que são nossos patrimônios únicos”, declarou Acioli.

Novidades da 32ª edição

A grande novidade desta edição é o retorno dos desfiles das marcas de Alagoas, aliado à valorização do artesanato local integrado à moda. “Estamos muito entusiasmados, pois teremos o retorno dos desfiles das marcas alagoanas. Esta edição é mais uma conquista para Alagoas, graças à parceria entre o Sebrae, Sindivest, Federação das Indústrias, Senai e Governo do Estado”, afirmou Ana Paula Dantas, analista do Sebrae Alagoas.

Além dos desfiles, quatro artesãs alagoanas estarão presentes no Minas Trend com suas técnicas tradicionais, como o bordado Filé do Pontal, a renda Singeleza de Paripueira e os bordados de Capela e de Penedo. “A participação dessas artesãs em um grande evento de moda é uma oportunidade única de valorizar as técnicas ancestrais, levando a tradição e a cultura alagoana para as passarelas, com visibilidade em todo o Brasil e no mundo”, ressaltou Marina Gato, analista do Sebrae Alagoas, gestora do Programa de Artesanato da instituição.