Empreendimentos potiguares ganham destaque em um dos principais editais de inovação da região

Na última quarta-feira, 14 de outubro, foram anunciados os projetos selecionados para a primeira fase do edital Startup Nordeste 3, uma das iniciativas de inovação mais aguardadas da região. O Rio Grande do Norte se destacou com a seleção de 233 startups entre as centenas de candidaturas inscritas no processo seletivo. Essas iniciativas agora terão a oportunidade de alavancar seus projetos com capacitação e apoio estratégico oferecidos nesta etapa, conhecida como pré-aceleração. Na região, o Startup Nordeste selecionou um total de 1.674 empresas.

Nesta edição, o programa Startup Nordeste conta com as parcerias do Sebrae Nacional, Sebrae-RN e da Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN).

“O Programa Startup NÉ é uma das maiores iniciativas de fomento ao empreendedorismo inovador do Brasil. Trata-se de uma oportunidade ímpar para a transformação e crescimento das empresas participantes, contando com etapas de pré aceleração, aceleração e, ao final, contemplaremos 60 projetos com bolsas sócio empreendedor por seis (06) meses. É o Nordeste brilhando no mapa da inovação do Brasil”, afirmou Isabela Cavalcanti, analista técnica do Sebrae-RN e gestora do edital Startup Nordeste 3 (ciclo 2024/2025).

A divulgação do resultado foi recebida com entusiasmo pela comunidade empreendedora do Rio Grande do Norte. “Essa é uma grande oportunidade para expandirmos nosso negócio e promovermos inovação na área de saúde mental”, destacou Pedrita Bezerra, publicitária e cofundadora da startup Light Talk, uma das selecionadas nesta fase.

A Light Talk, plataforma que oferece suporte emocional e psicológico por meio de um assistente virtual com inteligência artificial, conecta usuários a psicólogos de forma assertiva, garantindo o “match” perfeito entre necessidades e profissionais. A startup surgiu da experiência da outra cofundadora, Vitória Lohayne, psicóloga, que identificou as dificuldades de encontrar pacientes compatíveis com suas especialidades. Além disso, perceberam que muitos psicólogos investem tempo e recursos em marketing digital para serem encontrados, enquanto os pacientes enfrentam desafios na busca por um profissional adequado.

“O nosso foco é facilitar o encontro de psicólogos com linhas de atendimento compatíveis às necessidades dos pacientes, otimizando tempo e recursos para ambas as partes. Queremos aprimorar a plataforma com base nos feedbacks recebidos e consolidar a Light Talk como uma referência em saúde mental no Brasil, tanto para indivíduos quanto para empresas”, explicou Vitória.

A Indiq.AI foi uma das startups selecionadas na edição passada do Startup Nordeste. Com uma plataforma inovadora de fidelização e atração de clientes com foco em restaurantes, que utiliza gamificação e inteligência artificial para criar uma experiência engajadora para estabelecimentos e consumidores, a Indiq.AI promove maior interação e retenção, o que ajuda os restaurantes a fidelizar seus públicos de forma eficaz. Os clientes indicam novos consumidores, acumulam pontos e trocam por prêmios. O acesso à plataforma é feito pelo site www.indiqai.com.

Durante o programa Startup Nordeste 2 (2023), promovido pelo Sebrae-RN, os empreendedores receberam capacitações estratégicas, incluindo mentorias individuais, que ajudaram a alinhar o foco do negócio e acelerar o desenvolvimento da plataforma.

“Graças à visibilidade adquirida no pré-lançamento no evento GO! RN, impulsionado pela segunda edição do Startup Nordeste, alcançamos mais de 700 usuários cadastrados, 1 milhão de interações e 20 mil visualizações no Instagram em apenas dois dias. Agora, com o pré-lançamento consolidado, estamos expandindo nossa base de clientes e fechando parcerias estratégicas para 2025”, disse Lucas Buarque, desenvolvedor de software e criador da ideia ao lado de Célia, Gabriel e Paulo Buarque.

Os critérios de seleção incluíram o potencial de impacto social e econômico, grau de inovação, viabilidade técnica e escalabilidade dos projetos. As empresas do Rio Grande do Norte se destacaram especialmente nas áreas de agronegócio e saúde, temas relevantes para o desenvolvimento econômico da região.

O Startup Nordeste é conhecido por oferecer um robusto programa de capacitação, com mentorias especializadas, networking com investidores e empresários do setor, além de consultoria em estratégias de mercado. As próximas etapas incluem um intenso programa de aceleração, que acontecerá até 29 de novembro, e culminará na apresentação dos projetos em um grande evento (demo day), programado para os primeiros dias de dezembro, quando as startups terão a oportunidade de captar recursos e fechar parcerias estratégicas.

O programa reafirma o compromisso do Nordeste em fortalecer seu ecossistema de inovação, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de tecnologias que não apenas solucionem problemas locais, mas também possam competir em escala nacional e internacional.

A próxima fase (aceleração) ocorrerá de 06 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025. A seleção de 80 empresas/startups para a fase 03 acontecerá entre 10 e 25 de março de 2025. A aceleração, com mentorias especializadas e fomento (bolsa sócio-empreendedor no valor de R$ 6.500), será oferecida a 60 projetos e startups entre 2 de junho e 28 de novembro de 2025.

Resultado Fase 01: https://drive.google.com/file/d/1Cn4nRh1ZTjk6T3asUiA_is2wSSaXrMqo/view?pli=1