Após a primeira etapa em Salvador, o Circuito Baiano de Skate Street 2024 desembarca em Camaçari neste final de semana com a variação street, disputa que ficou famosa nas últimas duas Olimpíadas por causa da medalhista Rayssa Leal. Na Bahia, cerca de cem competidores estarão na Pista Pública de Skate da Praça 1º de Maio, nova Praça Dr. Severino, no Centro da cidade, a partir das 9h deste sábado (2), e domingo (3).
Assim como nas etapas anteriores, o evento terá sete categorias, sendo três femininas (mirim, iniciante e amador) e quatro masculinas (mirim, iniciante, amador e master). Com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as etapas são homologadas pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (Feseb). A última etapa será nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, em Madre de Deus.
O diretor de competições da Feseb, André Borges, ressalta que a prova promete muita disputa. Essa etapa definirá o ranking para representar o estado no brasileiro da modalidade, enquanto, em Madre de Deus, serão definidos os campeões estaduais e a consolidação do ranking final estadual em 2024.
“Dá para dizer que estamos chegando na reta final das competições, pois o ranking estadual já contabilizou os pontos da 1ª etapa de Salvador e também do Circuito Poçoense de Skate. Portanto, o atleta que almeja ser o representante da Bahia no Campeonato Brasileiro, que vai acontecer em Santos no final do ano, precisa fazer o cálculo dos pontos necessários para chegar com condições no fechamento da janela de classificação, que se dará já nessa próxima etapa de Camaçari”, comenta André.
Além disso, os competidores poderão experimentar uma novíssima pista de skate recém-inaugurada em Camaçari, que atende todos os parâmetros necessários para receber o estadual. “A cada ano percebemos evoluções no nosso esporte, seja com a chegada de mais espaços para a prática do esporte ou aumento do nível dos atletas. Tenho certeza que todos os competidores vão gostar muito da pista, pois propicia boas manobras e voltas bem próximas da perfeição”, pontua o coordenador-geral do Circuito Baiano de Skate 2024, Ernesto Belote, que é o engenheiro civil responsável pela criação da nova pista.