Para fomentar as visitações turísticas, apresentações artísticas e preservar a infraestrutura do Marco dos Corais, o Governo de Alagoas publicou, nesta terça-feira (29), o decreto que regulamenta a utilização do espaço. 

De acordo com o decreto de Nº 99.806 de 25 de outubro de 2024, assinado pelo governador de Alagoas, Paulo Dantas, o Marco dos Corais é um equipamento turístico do Estado de Alagoas destinado à contemplação e a sua utilização possui regras de uso que devem ser respeitadas, visando a sua preservação.

Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, trata-se de um ponto crucial para o turismo e para o incentivo de apresentações artísticas, o que também irá atrair cada vez mais visitantes que queiram conhecer de perto as instalações do Marco dos Corais.

De acordo com o decreto, para a realização de qualquer tipo de evento, seja público ou privado, apresentações artísticas e montagem de qualquer tipo de estrutura no Marco dos Corais é preciso encaminhar uma solicitação para a Setur.

Os eventos particulares não podem limitar ou impedir o uso do espaço por outros usuários. Assim como também estão proibidas a utilização da rede de energia elétrica para estruturas que vão além da iluminação permanente do Marco dos Corais, a montagem de palcos, palanques, arquibancadas, ou quaisquer equipamentos semelhantes.

A proibição se estende ao acesso de veículos automotores, comercialização de alimentos, bebidas e objetos em geral, ancoragem de embarcações no entorno, a prática de atividades que causem degradação ao equipamento ou prejuízos à sua estrutura, além da circulação e a permanência de pessoas fazendo uso de caixas de som de qualquer tamanho, alto-falantes ou quaisquer outros equipamentos sonoros que causem perturbação do sossego público.

Onde antes funcionava um antigo clube da alta sociedade alagoana, após anos sem utilização, passou por uma reforma deixando o ponto turístico ainda mais belo e sofisticado após todas as adaptações realizadas. Um mirante sobre o mar, permite a apreciação da vida marinha de Maceió, como se fosse uma ‘praça dentro do mar’.

O espaço possui uma passarela de alumínio e com transparência, possibilitando aos visitantes uma área maior de observação da paisagem. Também conta com uma Rosa dos Ventos sinalizando o ambiente, com luzes de fibra óptica que irão sair do piso feito com sobras de granito.

Outros pontos de atenção são o bicicletário e o mobiliário de alto padrão e resistência, que compõem as ilhas de contemplação, proporcionando conforto e bem-estar para quem visita o local.

É um projeto belíssimo e de admiração da beleza natural imensa que Maceió tem, servindo tanto aos habitantes locais quanto aos turistas.

Foto: Lucas Meneses / Ascom Setur