A construção civil em Pernambuco apresentou um crescimento expressivo no período de janeiro a julho de 2024, registrando um saldo positivo de 6.027 novos postos de trabalho formais. Esse resultado representa um aumento de 250,8% em relação ao mesmo período de 2023, superando o número de 6 mil contratações. Comparando o mês de julho de 2024 com julho de 2023, o crescimento foi ainda mais surpreendente, atingindo 440,7%. 

O desempenho de 2024 é avaliado com base nas atividades que compõem a construção civil. Entre as principais categorias, destacam-se a Construção de Edifícios, com uma participação de 55,5% e representou 48,6% dos novos empregos, as Obras de Infraestrutura contribuíram com 12,1%, e os Serviços Especializados para Construção, que responderam por 32,4%, com destaque para a Construção de Rodovias, Ferrovias, Obras Urbanas e Obras de Arte Especiais, que contribuíram com 13,5%. Já nos Serviços Especializados, as principais áreas foram as Instalações Elétricas, Hidráulicas e outras Instalações em Construções com 10,9% e Outros Serviços Especializados para Construção com 16,2%.

A Construtora Carrilho é um dos exemplos desse crescimento no mercado. Nos últimos seis meses, a empresa contratou 150 profissionais, preenchendo desde vagas operacionais, como servente, pedreiro e eletricista, até funções administrativas. Um caso que ilustra esse impacto é o de Luiz José da Silva Neto, de 48 anos, que, após dois anos desempregado, foi contratado como ajudante de pedreiro. “Deixei currículo em vários lugares e sempre torci por uma chance. O que aparecia, eu tentava, fiz muitos ‘bicos’. Agora, espero com essa carteira assinada crescer na empresa e dar um futuro melhor para meus filhos”, planeja Luiz, que já atuou como auxiliar de serviços gerais, cortador de cana e lavador de veículos. “Estamos sempre na luta. A gente, pai de família, é quem mais sofre quando as coisas não vão bem. O trabalho é tudo, e quanto mais eu puder aprender, melhor”, diz ele. Com dois filhos, de 13 anos e 1 ano e meio, e sendo o único gerador de renda da casa, a carteira assinada dá uma tranquilidade que ele não tinha há muito tempo.Â

A Carrilho está à frente de oito novos empreendimentos em construção, como Torres de Olinda, Botanik, Madá, Paço Deco, Tivo, Aurora das Flores, Aurora das Praças e Pátio Nattu. Além disso, já estão planejados três novos canteiros para 2025: Imbiribeira, Abrigo – Verdan e Novo Aurora.

Esses números e projetos demonstram como o setor continua a ser um motor importante na geração de empregos no estado, especialmente após um período de desafios em anos anteriores. Esses resultados também são refletidos no Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco. No primeiro semestre de 2024, o PIB estadual cresceu 3,4%, enquanto o Valor Adicionado Bruto (VAB) da construção civil teve um aumento de 1,7%, segundo dados da Agência Condepe/Fidem.

Fotos: Admilson Júnior / Divulgação