Iniciativa vai discutir sobre uso de inteligência artificial e tecnologias na saúde, abordar a qualidade do envelhecimento, saúde mental, entre outros temas. Encontro será de 12 a 14 de novembro e terá Jairo Bouer, Pedro Miguel dos Santos Neto e Salvea Campelo entre os convidados

Possibilidades e limites da inteligência artificial na saúde, harmonização facial como promotora de bem-estar, saúde mental e da mulher e como garantir qualidade de vida a pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica. Esses são alguns dos temas da primeira edição do Seminário de Saúde, que o Sesc Pernambuco vai promover entre os dias 12 e 14 novembro, no Recife.

“Será um espaço para discussões e aprendizado, sempre tendo como horizonte as inovações, abordagens tecnológicas e a busca pelo aprimoramento da área clínica, qualidade do atendimento e o bem-estar de pacientes”, comenta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE. A expectativa é reunir 500 participantes, entre profissionais, estudantes e pesquisadores, além de pessoas interessadas no tema desta edição inaugural “Da Universidade à Sociedade: Práticas Inovadoras em Saúde para Qualidade de Vida”.

Nos três dias de atividade, a programação está dividida em mesas de conversas e palestras. Estarão em pauta temas como saúde mental, educação sexual e reprodutiva na adolescência, inclusão, criatividade inteligência artificial e Internet das Coisas na Saúde e envelhecimento sob ótica da odontologia, nutrigenética e políticas públicas. Entre os convidados, estão Salvea Campelo, especialista em Gerontologia e doutora em Serviço Social; Lídia Santos, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios e Serviços, pós-graduanda em Gestão em Gerontologia, em Envelhecimento Humano em Perspectiva e em Gestão e coordenadora do Núcleo de Formação do Fórum de Cultura da Bahia e pesquisa Cidadania e Envelhecimento; e George Valença, professor e supervisor de comunicação do Departamento de Computação da Universidade Rural de Pernambuco, onde também lidera o InnovaGovLab, cientista-chefe da iniciativa de inovação do Tribunal de Contas de Pernambuco, pesquisador e estudante no pós-doutorado, sobre padrões de design manipulativo.

A abertura do Seminário será às 18h, da terça-feira (12), com solenidade seguida da mesa “Da Universidade à Sociedade: Práticas Inovadoras para Qualidade de Vida”, com Pedro Miguel dos Santos Neto, médico, mestre e doutor em Saúde Pública, especialista em Planejamento e Gestão de Recursos Humanos em Saúde, tecnologista em Saúde Pública Sênior III do Instituto Aggeu Magalhães – Fiocruz, onde também atua como diretor. Ele dividirá a palavra com Noel Loureiro, diretor-médico técnico-assistencial do Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco, coordenador Médico da UTI Geral do Hospital Miguel Arraes.

Na quarta-feira (13), o encontro terá início às 9h. Até 17h30, serão 12 palestras simultâneas, que vão abordar “como envelhecer com ELA”, “Felicidade e neuroplasticidade do cérebro”, “Importância da Odontologia no processo de envelhecimento”, “Harmonização facial: ferramenta de autoestima e qualidade de vida”, entre outros conteúdos. Ainda no dia, os participantes poderão assistir a duas mesas de conversa: “Envelhecimento e qualidade de vida” e “Inclusão e Criatividade”.

O último dia de Seminário, na quinta-feira (14), serão de palestras: “Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Saúde” e “Saúde mental e física: nosso corpo em diálogo contínuo”. A terceira, sobre “Saúde mental”, será ministrada pelo médico psiquiatra Jairo Bouer, mestre em Evolução Humana e Comportamento, palestrante, redator médico e autor de 11 livros sobre saúde.

Estudantes – além de participar das atividades, estudantes da área podem apresentar, na manhã do dia 14, seus trabalhos acadêmicos em formato de pôsteres eletrônicos no Seminário de Saúde. Serão avaliados e escolhidos até 120 produções, que deverão ter como tema “Educação em Saúde”, “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, “Inclusão Social e Criatividade”, “Inteligência Artificial e Tecnologia na Saúde” ou “Saúde Mental”. Desses escolhidos, cinco serão eleitos para apresentação oral de 30 minutos no dia. A submissão deles já está aberta, também pelo site, onde está disponível o edital completo.

Terça-feira (12/11)

16h30 – Credenciamento

18h – Abertura Oficial

19h – Mesa de Abertura com Palestra Magna: “Da Universidade à Sociedade: Práticas Inovadoras para Qualidade de Vida”

Quarta-feira (13/11)

9h às 12h – Palestras por Eixos Temáticos: Educação em Saúde, Saúde Mental, Envelhecimento e Qualidade de Vida, Inclusão Social e Criatividade, Inteligência Artificial e Tecnologias na Saúde

14h às 17h30 – Mesas Redondas sobre Envelhecimento e Qualidade de Vida e Inclusão Social e Criatividade

Quinta-feira (14/11)

9h às 12h: – Apresentação de trabalhos

9h às 12h – Inteligência Artificial e Internet das Coisas na Saúde

14h às 16h – Mesa de Encerramento: Saúde Mental na Saúde

16h às 17h – Cerimônia de Encerramento

Local: Centro de Eventos Recife (Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 4861. Imbiribeira)

Data: 12 a 14 de novembro

Inscrições para trabalho: até 4 de outubro

Inscrições para participação: até preenchimento das vagas

Informações: (81) 99805-0072