A pesquisa pretende oferecer uma alternativa de baixo custo para comunidades que não possuem acesso à água potável.
Um projeto inovador coordenado pelo professor Laécio Santos Cavalcante, do curso de Química da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), busca uma solução sustentável e acessível: um filtro de argila capaz de eliminar bactérias e outros contaminantes da água.
Com o apoio financeiro do edital UESPITECH, no valor de R$ 25 mil, os pesquisadores estão desenvolvendo um filtro de baixo custo e alta eficiência. A pesquisa consiste na modificação de argilas naturais com nanocristais e compostos de prata, conferindo-lhes propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas.
“Esse projeto traz uma solução inovadora para um problema de saúde pública e pode transformar o uso da argila na purificação da água”, afirma o professor Laécio. Ele ressalta que o financiamento foi fundamental para adquirir equipamentos de alta tecnologia e realizar testes mais precisos, acelerando o desenvolvimento do projeto.
A pesquisa pretende oferecer uma alternativa de baixo custo para comunidades que não possuem acesso à água potável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e saúde da população.
Foto: imagem ilustrativa