Com um legado construído há quase 90 anos, a montadora vai atender um mercado em franca expansão que almeja pioneirismo, evolução e performance

As motos italianas são mundialmente conhecidas por seu legado de elegância, inovação tecnológica e performance, além de presença marcante no mundo das corridas – característica que permeia a história do motociclismo na Europa. E é com essa bagagem e essência únicas que a Moto Morini, uma autêntica montadora italiana com nove décadas de tradição, anuncia o início de suas operações no Brasil.

Presente em 55 países, seis deles na América do Sul, a Moto Morini é uma verdadeira representante da escola do motociclismo italiano. A marca chega ao mercado brasileiro sob investimento de mais de R$ 250 milhões previstos para os primeiros três anos de operação, um aporte que inclui todas as etapas de estruturação da cadeia produtiva, na Zona Franca de Manaus (AM), assim como distribuição, investimento em rede de lojas e posicionamento estratégico da marca.

“A Morini vem construindo seu legado desde 1937, herança que tem sido transmitida de geração em geração. A empresa preservou seu compromisso com o alto padrão italiano de criação e qualidade e hoje é uma marca global, com produção em escala, porque cresce com sustentabilidade. Ereditá e passione – herança e paixão – definem a personalidade das nossas motos”, destaca o CEO da Moto Morini Brasil, Fabricio Morini.

Com sua chegada ao Brasil, a Morini se posiciona como a escolha ideal para motociclistas que buscam diferenciação, alto desempenho e estilo. Os modelos disponíveis são acessíveis e competitivos, sem comprometer a qualidade e a essência que caracterizam a marca. Com uma gama que abrange cilindradas de 650cc a 1.200cc, a Moto Morini chegará com valores que atendem o mercado brasileiro sobre duas rodas, alcançando diferentes perfis de motociclistas que desejam viver a verdadeira emoção de pilotar.

Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-venda da Moto Morini Brasil, enfatiza o diferencial da marca, com veículos feitos de peças desenvolvidas na Itália, mesmo sendo montados 100% em solo brasileiro. “Garantimos a qualidade e eliminamos o risco de falta de peças, por exemplo, uma vez que toda a montagem será nacional. Também contamos com a segurança de um time formado por dealers locais que possuem experiência e estrutura aprovadas pela Morini italiana, oferecendo uma experiência real com a marca”, afirma o diretor.

A estreia da montadora no mercado nacional está prevista para junho de 2025, e será marcada pela apresentação de três modelos renomados: a X-Cape 650cc, carro-chefe e best seller da Morini; a Seiemezzo 650cc, nas versões street e scrambler; e a Calibro 700cc, uma custom marcante, que já brilhou no EICMA 2023 pela combinação de estilo robusto e performance. “A escolha desses primeiros modelos é fruto de um compromisso que assumimos com o mercado, de oferecer motos premium com um vantajoso custo-benefício para os clientes brasileiros. Com o tempo, novos modelos entrarão em linha de montagem e vamos estreitar cada vez mais essa relação”, reforça Gunther.

MONTAGEM E DISTRIBUIÇÃO

A abertura das primeiras revendas, no segundo semestre de 2025, ocorrerá na cidade de São Paulo, além de Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, também em território paulista. “No ano seguinte, 2026, a marca oficializará sua expansão para mais estados do Sudeste e para o Distrito Federal. A região Sul será contemplada durante a terceira fase da nossa expansão, em 2027, o que permitirá que ainda mais motociclistas de alta performance possam conhecer e testar a qualidade da Morini no Brasil”, complementa o executivo.

A linha de montagem, por sua vez, será localizada na Zona Franca de Manaus (AM), o que reafirma o compromisso da marca global com o fortalecimento do principal polo industrial brasileiro e a geração de empregos na região.

Sobre a Moto Morini– Fundada em 1937 na província de Bolonha, a Morini foi criada por Alfonso Morini, mecânico, designer e piloto, que ao longo de sua vida assinou a criação de inúmeras motos vencedoras no mundo das corridas. Desde então, a paixão pelo universo de duas rodas e a obstinação de fazer sempre o melhor pelo motociclismo têm guiado a trajetória da marca, mesmo após a destruição da montadora durante a Segunda Guerra e sua completa reconstrução, anos depois, o que tornou a Morini uma verdadeira lenda na indústria de motocicletas italianas.

Nos anos 1970, mais uma revolução: a Moto Morini se tornou uma das primeiras fabricantes a introduzir um sistema de ignição eletrônica em uma motocicleta de produção em massa, com o icônico modelo ½ (350cc), tornando-se um marco na história da engenharia de motos. Em quase nove décadas de história, a marca tem sido sinônimo de herança e paixão pelas duas rodas.

Com sede em Trivolzio, na região da Lombardia, a Moto Morini se destaca pelo investimento em tecnologia e na experiência de pilotagem. Desde 2018, a empresa mantém seu parque industrial em Taizhou, na China, onde investe continuamente em tecnologia de ponta e design europeu, resultando em motocicletas que oferecem uma performance inigualável.

Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-venda, e Fabricio Morini, CEO da Moto Morini Brasil. Foto: Velvet Fotografia