O documentário “Mestras”, de Ana Patrícia dos Santos, teve apoio Lei Paulo Gustavo Ceará, por meio do Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa. A obra envolveu cerca de 25 profissionais em sua produção, montagem e finalização, sendo a maioria da Região Norte do Ceará.
O Ceará tem ganhado cada vez mais destaque no audiovisual brasileiro. Somente em agosto deste ano, sete longas-metragens realizados por profissionais cearenses e gravados na Terra da Luz ocuparam, simultaneamente, as salas de cinema do país. A cada ano, diversas produções audiovisuais com sotaque local conquistam reconhecimento nacional e internacional. O momento é especialmente oportuno para discutir e fortalecer as políticas públicas para o setor audiovisual cearense. Para isso, nos próximos dias 18 e 19 de novembro, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza o “Seminário Ceará Filmes”, no Museu da Imagem e do Som e na Escola Porto Iracema das Artes.
O evento tem como objetivo discutir junto com a sociedade civil as bases e as diretrizes para a construção da Ceará Filmes, empresa pública ou agência de desenvolvimento do audiovisual cearense. A missão da entidade é o fortalecimento dos arranjos criativos e produtivos do setor, para apoio e sustentabilidade da produção audiovisual cearense na cena brasileira e internacional. Desta forma, o seminário também está atrelado à primeira etapa da consultoria, iniciada por Alfredo Manevy, que irá conduzir um momento de escuta com a sociedade civil para diagnóstico-base do setor audiovisual local.
A Ceará Filmes é um projeto estruturante pensado a partir de diretrizes e objetivos do Programa Ceará Filmes, criado pela Lei n.º 17.857/2021, que institui o Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual. O Programa tem por objetivo geral o fomento ao desenvolvimento da produção do audiovisual cearense em conexão com a arte e a cultura digital, promovendo os processos de criação, formação, exibição, distribuição, preservação, pesquisa e intercâmbio.
Para participar do Seminário Ceará Filmes, o público pode se inscrever gratuitamente no site Mapa Culturalaté o dia 13 de novembro de 2024. Para participar, é necessário que os interessados possuam uma conta e estejam logados na plataforma.
“O Seminário Ceará Filmes tem o compromisso de tornar transparente à sociedade civil, sobretudo aos profissionais do audiovisual cearense, o caminho para o processo de construção e implementação da Ceará Filmes”, afirma Camila Vieira, coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura do Ceará (CCAVI/Secult Ceará). Segundo ela, ao longo do evento, serão amplamente discutidas as possibilidades de modelos, diretrizes e norteadores da entidade, que irá executar ações para o desenvolvimento do audiovisual cearense. “É um passo a mais dado pela Secretaria da Cultura do Ceará para a sustentabilidade e a qualificação do setor audiovisual cearense”, reforça.
O Seminário
Com mesas redondas e escuta de grupos da sociedade civil, o evento tem o objetivo de fomentar a troca de conhecimento e abrir espaço para as propostas do público participante dentro da construção de um diagnóstico-base do setor audiovisual, conduzida pelo consultor Alfredo Manevy. O gestor e pesquisador foi presidente da SPCine (2014 – 2016) e secretário executivo do MinC (2008 – 2010). A escuta dentro do Seminário é dividida em três eixos temáticos: “Desenvolvimento econômico”, “Desenvolvimento artístico, Acesso, Inovação” e “Integração regional, Internacionalização e Transversalidade”. Podem participar produtores audiovisuais independentes, gestores culturais, pesquisadores, representantes de entidades da sociedade civil e demais interessados no desenvolvimento do audiovisual cearense.
A programação inclui mesas com temas como o papel da Ceará Filmes no contexto cultural do estado, as iniciativas exitosas que podem servir de inspiração e os primeiros passos para a criação da entidade. Além de especialistas, realizadores do audiovisual no Ceará e gestores como a Secretária da Cultura Luisa Cela, o evento reunirá representantes de órgãos federais, como Paulo Alcoforado (Ancine) e Joelma Gonzaga (Secretaria do Audiovisual – SaV/MinC), além de instituições de fomento audiovisual de outros estados, como SPCine, RioFilme e Funjope.
Serviço:
Seminário Ceará Filmes
Data: 18 e 19 de novembro
Local: Museu da Imagem e do Som – MIS (avenida Barão de Studart, 410, Meireles) e Escola Porto Iracema das Artes (rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições: até 13 de novembro em https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/5745/
Gratuito e em formato híbrido
Programação completa
18 de novembro (segunda-feira)
Local: Museu da Imagem e do Som (sala imersiva)
8h: Recepção e coffee break
9h: Abertura
Mesa 1: Iniciativas exitosas no Brasil que inspiram a construção da Ceará Filmes
// Convidados
Lyara Oliveira – Empresa de cinema e audiovisual de São Paulo (SPCine)
Maurício Hirata – RioFilme
Paulo Roberto – Agência de Cinema e. Audiovisual de João Pessoa (Acap)
Paulo Alcoforado – Agência Nacional do Cinema (Ancine)
// Mediação
Bete Jaguaribe – Porto Iracema das Artes
14h Mesa 2: O papel da Ceará Filmes como política pública para o desenvolvimento do setor audiovisual cearense
// Convidados
Luisa Cela – Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará)
Paulo Alcoforado – Agência Nacional do Cinema (Ancine)
Joelma Gonzaga (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura- SaV/MinC)
// Mediação
Camila Vieira – Coordenadoria de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura do Ceará (CCAVI/Secult Ceará)
16h30 Mesa 3: Primeiros passos para a construção da Ceará Filmes
// Convidados
Alfredo Manevy – Consultoria Ceará Filmes
Alexsandre Lira – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
José Meneleu Neto – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
// Mediação
Camila Vieira – Coordenadoria de Cinema e Audiovisual da Secretaria da Cultura do Ceará (CCAVI/Secult Ceará)
19 de novembro (terça-feira)
Local: Porto Iracema das Artes
14h: Apresentação da metodologia e exposição do processo de construção da entidade
Convidado: Alfredo Manevy – Consultoria Ceará Filmes
Local: Auditório
15h: Escuta para diagnóstico-base do setor audiovisual e elaboração do projeto de diretrizes
Divisão de grupos por eixos:
– Desenvolvimento econômico
– Desenvolvimento artístico, Acesso e Inovação
– Integração regional, Internacionalização e Transversalidade
17h: Leitura da síntese das sugestões da escuta com o setor audiovisual
Local: Auditório
18h: Encerramento e coffee break