O quadro Cangaço Itinerante mostra uma das mais curiosas histórias do Nordeste. Na tela, cangaceiros descansam antes de continuar a jornada perigosa.

A abertura da exposição “Cenários do Nordeste” ocorreu, nesta terça-feira (12), no Museu do Piauí-Casa de Odilon Nunes, no centro de Teresina. As telas foram produzidas por alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio da Escola Marista Champagnat Teresina. Ao todo são 27 obras que abordam cenários da cultura nordestina. O evento se estenderá até o dia 28 de novembro. 

A diretora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, disse que a exposição valoriza a cultura nordestina, contribuindo com o sentimento de pertencimento e identidade da população da região Nordeste. “O público em geral pode visitar essa exposição que mostra em detalhes aspectos da realidade dessa região brasileira”, frisa a gestora.

cangaço.jpg
Foto: Raylson Cavalcante

O quadro Cangaço Itinerante mostra uma das mais curiosas histórias do Nordeste. Na tela, cangaceiros descansam antes de continuar sua jornada perigosa e duvidosa. Já a tela Brisa Litorânea representa o mar e as praias piauienses e coloca em destaque a “árvore penteada”.

Também é destaque na exposição o quadro Festejo, dando um colorido especial às festas juninas, à simplicidade e alegria das comunidades do interior. A tela Sertão Original mostra um cenário encantador com o sol ao entardecer, revelando um Nordeste original e esplêndido.

Exposição Cenários do Nordeste_Museu do Piauí 8.jpeg
Foto: Regis Falcão

“Tem muita criatividade nesses quadros, a exposição é maravilhosa”, disse a estudante Maria Aparecida, residente no Bairro Santa Maria da Codipi, zona norte da capital. 

A estudante Alessandra Lima, do Bairro Nova Brasília, declarou que as telas representam bem o Nordeste. Já o aluno Cauã Eduardo, do Bairro Parque Alvorada, zona norte, também elogiou os quadros em exposição. “São bonitos os traços dos desenhos e o nível das cores”, finaliza.