De acordo com projeções da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o PIB do Brasil deve crescer 1,9% em 2024, com expectativa de leve aceleração para 2,1% em 2025, impulsionado por fatores como o crescimento da força de trabalho, que somou cerca de 101,8 milhões de pessoas ocupadas no segundo trimestre de 2024 (segundo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e o aumento do salário-mínimo, que fortalece o consumo interno. À medida que o mercado brasileiro passa por uma transformação digital acelerada, a demanda por profissionais especializados cresce continuamente, sinalizando que 2025 será um ano de oportunidades promissoras, embora desafiadoras, para aqueles que buscam desenvolvimento em áreas de alto potencial de expansão. As projeções para o próximo ano indicam uma demanda concentrada em setores estratégicos que refletem tanto o panorama atual quanto as necessidades futuras do país.
Entre esses setores em alta, Tainá Ribeiro, professora da Wyden destaca: “as funções ligadas ao desenvolvimento de software, análise de dados, segurança cibernética e inteligência artificial estão em expansão, enquanto especialistas em sustentabilidade e práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são cada vez mais requisitados devido à crescente demanda por soluções empresariais responsáveis e sustentáveis. Já as profissões relacionadas à telemedicina, saúde mental, fisioterapia e nutrição continuam em alta, especialmente com o aumento da busca por qualidade de vida e práticas de autocuidado. No que se refere à educação e a capacitação, a demanda não para de crescer, profissionais que atuam na criação de conteúdos educacionais, metodologias de ensino híbrido e desenvolvimento de habilidades digitais têm encontrado um campo vasto para atuação”.
Segundo a docente, esse cenário econômico moderadamente positivo favorece setores que já apresentam uma demanda crescente por profissionais qualificados, como tecnologia, sustentabilidade e serviços especializados, ampliando as oportunidades de empregabilidade e a necessidade de inovação e exportação nesses segmentos.
“Alinhada com essas tendências de mercado e atenta às necessidades do mundo profissional, a Wyden lançou a Wyden Carreiras, que tem como objetivo capacitar e orientar os alunos no desenvolvimento de soft skills e habilidades profissionais, além de promover a conexão com empresas de setores em crescimento. Tudo isso baseado em 5 pilares: autodesenvolvimento, conexão com o mercado, empreendedorismo, diversidade e inclusão e tecnologia e inovação”, destaca Débora Freitas, coordenadora da área de Carreiras da Wyden.
Junto com o Wyden Carreiras vem a atualização do Portal de Carreiras, que é uma plataforma oferece uma variedade de recursos e informações para auxiliar no desenvolvimento profissional dos estudantes. Ele centraliza diversas ações e informações relacionadas à empregabilidade, proporcionando uma experiência mais integrada e eficiente. Este núcleo foi desenvolvido para oferecer suporte integral aos estudantes, visando capacitá-los para ingressarem nas áreas mais promissoras e equipando-os com habilidades essenciais tanto no âmbito técnico quanto no comportamental.