Iniciativa busca fortalecer o ecossistema de empreendedorismo com capacitações, suporte tecnológico e soluções personalizadas para empreendedores
Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e de tecnologia do Rio Grande do Norte, além de desenvolver o crescimento das pequenas empresas, o Sebrae-RN lançou o IALab, que traz inteligência artificial para transformar os negócios no Rio Grande do Norte. A iniciativa busca integrar soluções tecnológicas e estratégias inovadoras para promover o avanço econômico e empresarial no estado.
Durante a abertura do evento de lançamento, realizado nesta terça-feira (19) na Agência Sebrae Grande Natal, o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou que incorporar a inteligência artificial ao ambiente do empreendedorismo potiguar representa uma mudança de paradigma. “É um desafio. É um Sebrae trabalhando conectado com o futuro, antenado nas coisas importantes que estão acontecendo. O IALab não é apenas do Sebrae, é de todos nós”, frisou. O evento reuniu empresários do setor de tecnologia e informação, startups e parceiros do ecossistema de inovação do RN.
Segundo Carlos von Sohsten, analista de Tecnologia da Informação e Comunicação do Sebrae-RN e gestor do IALab, o objetivo principal é levar o conhecimento sobre inteligência artificial e as oportunidades que ela oferece para micro e pequenas empresas, além de melhorar a eficiência do Sebrae-RN, sempre atuando com transparência, ética e responsabilidade. Para isso, o IALab atuará em diversas frentes: oferecendo suporte à rede de atendimentos do Sebrae em todas as unidades da rede e segmentos empresariais, promovendo capacitações para uso interno da tecnologia na instituição, capacitando parceiros e clientes, e desenvolvendo soluções personalizadas conforme as demandas de clientes e parceiros.
Essa iniciativa trará conhecimento por meio de capacitações, curadoria, suporte e desenvolvimento de soluções e pesquisas, tudo relacionado à inteligência artificial, para que o Sebrae, como um todo, se torne uma referência nesse assunto.Carlos von Sohsten, gerente da Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação e gestor do IALab.
Nesta realização, o Sebrae-RN conta com o grupo Strategi como parceiro tecnológico, que contribuirá com sua expertise no desenvolvimento de soluções em IA.
Apesar do recente lançamento, a iniciativa já tem ações programadas. O Sebrae-RN firmou parceria com o Google para a capacitação no uso do Gemini, a inteligência oficial do Google, que conta com uma academia e especialistas dedicados. Esses profissionais irão capacitar professores de escolas públicas participantes do Programa Educação Empreendedora do Sebrae-RN e agentes de desenvolvimento das Salas do Empreendedor dos municípios do Rio Grande do Norte. Essa formação está programada para o dia 5 de dezembro.
Um dos destaques do evento de lançamento foi a palestra de Daniella Vieira, especialista em TI e inteligência artificial do Sebrae Nacional, intitulada “Como a IA pode nos auxiliar a construir uma nova sociedade”. Marcelo Fernandes, diretor do Núcleo de Inteligência Artificial e Ciências de Dados (NIACD) do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), também trouxe reflexões relevantes com o tema “Inteligência Artificial – Transformando Negócios no Rio Grande do Norte”.
A iniciativa acompanha uma tendência global de pequenas e médias empresas investirem na adoção de inteligência artificial e na automação de processos. Segundo o State of Sales and Marketing Report 2023/2024, da Pipedrive, as PMEs lideram o uso da IA. A pesquisa, realizada em diversos países, incluindo o Brasil, revela que 42% dos funcionários de pequenas empresas (com até 10 colaboradores) utilizam inteligência artificial, em comparação com 37% nas empresas médias (11 a 100 colaboradores) e 23% nas grandes empresas (mais de 100 colaboradores).
Foto: Pedro Lucas