A harmonização entre vinhos e sobremesas exige um toque de cuidado e uma dose de ousadia. Ao explorar a complexidade dos vinhos, é possível encontrar combinações que elevam o sabor tanto do vinho quanto da sobremesa. A principal regra, como explica a sommelière Jorgeane Meriguette, da distribuidora Wine Concept Brasil, é garantir que o vinho seja tão doce, ou até mais doce, do que a sobremesa servida.

“Quando a doçura do vinho está em sintonia com a sobremesa, ele realça as notas doces sem perder a estrutura, oferecendo uma experiência única ao paladar”, explica Jorgeane.

Para sobremesas à base de chocolate, nada melhor do que vinhos robustos, como o clássico Vinho do Porto, cuja estrutura encorpada e sabores profundos conseguem equilibrar a intensidade do cacau. Já as sobremesas cremosas, como o creme brûlée, se destacam na companhia de vinhos de colheita tardia, cujo leve toque de acidez oferece um contraste harmonioso com a cremosidade da sobremesa.

“Vinhos com acidez mais elevada são ideais para sobremesas de frutas cítricas, como torta de limão, pois equilibram o dulçor e a acidez natural do prato”, recomenda a sommeliere.