O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC) realizou a abertura oficial da sua 15ª edição na noite dessa sexta-feira (29), em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte. Com o tema “Música: Ritmos da vida”, o evento que já se consolidou na rota do cinema independente do Nordeste, na edição deste ano vai contar com a exibição de quase 50 filmes, entre produções potiguares, nacionais e internacionais.
O evento é gratuito e está sendo realizado no Espaço Arteco Camp, na Fazenda Estrela em Baía Formosa, unindo natureza e cinema no litoral potiguar.
A primeira noite de exibições contou com a apresentação do documentário “2000 Nordestes” de Vicente Amorim e David França Mendes. Com 1 hora e 10 minutos de duração, o documentário foi produzido pela L.C. Barreto e Filmes. Presente no evento, Júlia Barreto, da LC Barreto, contou que o documentário surgiu de uma história real de um nordestino que viajou com sua família, de bicicleta, da Paraíba para o Rio de Janeiro, em busca de um emprego com salário de mil reais para sustentar sua família.
Ficamos sabendo dessa história e o Vicente Amorim e o roteirista David França, refizeram a viagem do paraibano, dessa vez de carro, e descobriram um Nordeste com muitos universos, cores e sabores. Este documentário já ganhou prêmios e se transformou num longa de ficção, “O Caminho das Nuvens”, disse Júlia.
Além disso, o FINC vai contar com outras duas mostras competitivas. A Mostra Pérolas do RN, onde o público pode conferir filmes que valorizam as potencialidades turísticas, bem como exploram as diversas belezas e patrimônios materiais e imateriais do nosso estado. Já a Mostra Potiguar, se apresenta como um espaço de inovação e experimentação, com inscrição de vídeos produzidos por potiguares ou desenvolvidos no Rio Grande do Norte. Para essa categoria, o festival estreia esse ano uma nova sala de exibição, a Sala Cine Cajueiro, onde o público pode ver os filmes, em sua sala de cinema montada em meio a natureza. Todas as sessões são acessíveis ao público, com área de PCD e intérpretes de libras.
Hoje (30) é a última noite de Festival e a programação contará com a retrospectiva FINC 2023 com exibição do filme vencedor do FINC 2023 “Minhas Raízes” e Kilma Batista, tem a Mostra Pérolas do RN com Kei Kwó de João Batista, Alumbrado de Catarina Calungueira, e Bati da Vila e Raquel Cardozo.
FINC
O FINC teve sua primeira edição em 2010. A ideia surgiu do empresário e cônsul honorário do Brasil na Polônia, o Sr. Greg Hajdarowicz. Produtor de cinema e influente no universo cinematográfico, Greg não poderia ter escolhido outra senão a sétima arte como fomentadora de vínculo cultural entre a comunidade de Baía Formosa e a Polônia. Centenas de filmes já passaram pelo nosso festival, mostrando que o FINC oferece um espaço plural para a produção audiovisual independente. O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa é uma realização da GREMI Film e Dragmor, com apoio do Governo do Estado, Fundação José Augusto e Prefeitura Municipal de Baía Formosa.
Confira a programação completa:
Dia: 30 de novembro (sábado)
Local: Telão Principal – Sala Cine Baía
18h30 – Retrospectiva FINC 2023 com exibição do Filme vencedor do FINC 2023 “Minhas Raízes” – Kilma Batista
19h – Apresentação da Banda Musical Francisco Magalhães, de Baía Formosa/RN
19h30 – Exibição do Filme Convidado “Yabá” – Rodrigo Sena, 2024. 13min
20h – Mostra Pérolas do RN:
Kei Kwó – João Batista, 2024. 9min
Alumbrado – Catarina Calungueira, 2023. 12min
Bati da Vila – Raquel Cardozo, 2024. 13min
21h – Mostra Curtas de 1 minuto
21h40 – Cerimônia de homenagem aos voluntários
22h00 – Premiação da Mostra de Curtas de 1 Minuto, Pérolas do RN e Mostra Potiguar
22h30 – Show de encerramento com o cantor Diogo das Virgens
Dia: 30 de novembro (sábado)
Local: Sala Cine Cajueiro
18h30 – Mostra Infantil:
A Colmeia da Aziza – Rodrigo França, 2024. 14min
O Cordel da Vila: A Rainha Louca Contra o Escandaloso – Antônio Gil Leal, 2021. 11min
Taí, ó. Uma Aventura na Lagoa – Mauricio Venturi, 2014. 14min
19h15 – Mostra Curtas Potiguares:
Objetos no Espelho – Jair Libanio, 2024. 1min40s
A Cor do Meu Orgulho – Alexandre Fonseca, 2023. 23min
Eu Vejo Você – Karolina Trindade, 2024. 25min
Com Carinho, Raquel – Beatriz Chaves e Erick Thierry, 2024. 16min