O projeto Kurta na Kombi promete animar o fim de semana com mostras cinematográficas gratuitas, levando o melhor do audiovisual potiguar para bairros periféricos de Natal. As sessões acontecerão nos bairros Lagoa Azul e Ribeira, sempre às 19h, com entrada gratuita e distribuição de pipoca para o público.
A atividade integra o projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”, que visa democratizar o acesso à cultura e proporcionar experiências enriquecedoras para as comunidades. A primeira etapa do projeto realizou oficinas de iniciação ao cineclubismo beneficiando mais de 80 pessoas diretamente e exibindo mais de 20 filmes em cinco cineclubes criados.
A circulação das mostras cinematográficas iniciou na semana passada em Nossa Senhora da Apresentação e já passou também por Nova Descoberta e Cidade da Esperança.
O projeto encerra hoje (30) na Ribeira, às 18h, na Comunidade do Maruim com exibição de Canto de Acauã (Dir. Jaya Pereira), Divagar (Dir. Lupa Silva), Felis (Dir. Jane Gomes e Caio Medeiros) e Lagrimar (Dir. Paula Vanina).Toda a programação pode ser acompanhada através do perfil no Instagram @kurtanakombi.
O projeto “Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição” conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e apoio da Prefeitura Municipal do Natal. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi, e a realização via Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Kurta na Kombi
O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019 na cidade do Natal/RN, que realiza continuamente iniciativas culturais com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema brasileiro e potiguar por meio de atividades de formação, circulação e exibição audiovisual. Suas ações transformam praças, quadras, parques e vias públicas em salas de cinema ao ar livre, com acesso gratuito, especialmente em territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Ao longo de seus quatro anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros de Natal, 25 cidades e cinco estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo cerca de 14.000 pessoas. A trajetória e a relevância cultural do Kurta na Kombi foram reconhecidas em 2023, quando o coletivo recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.
SERVIÇO
“Kurta na Kombi: formação, circulação e exibição”
30/11 Ribeira às 18h – Comunidade Do Maruim – Esplanada Silva Jardim, Nº 56
Acesso Gratuito com pipoca
Lojinha do Kurta na Kombi
Foto: Luiz Paulo