Que as mulheres em sua maioria são vaidosas e adoram uma produção, é perceptível aos olhos de quem observa o cotidiano feminino. Agora, dados  e números do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), comprovam que de fato elas gostam de se cuidar, e isso tem gerado oportunidade de novos negócios . De janeiro a setembro deste ano, o setor de beleza no Brasil obteve um crescimento significativo, com a abertura de mais de 170 mil pequenos negócios, incluindo cabeleireiros, manicures, pedicures e lojas especializadas em cosméticos.


O crescimento expressivo desses negócios ressalta a resiliência dos empreendedores e a recuperação do setor de beleza após os desafios impostos pela pandemia. Foi  neste contexto e orientadas por um novo perfil de consumidores, que as empresárias Clécia Bertrand e Thaynara Almeida abriram seus negócios.  Clécia é maquiadora profissional e Thaynara CEO da franquia Fast Escovas em Natal.O empreendedorismo entrou meio que por acaso na vida da Maquiadora. Hoje com 10 anos de experiência, ela conta que já era professora, estava cursando a segunda faculdade, e durante as férias fez um curso de maquiagem no Instituto Embelleze, como forma de se capacitar e ter uma renda. Apaixonou-se pelo segmento, foi cada vez mais se envolvendo,  se aperfeiçoando e decidiu empreender. “Durante os cursos e nos atendimentos que fazia comecei a ver na beleza uma possibilidade real de empreender, e ter uma boa renda sem depender de um emprego fixo. Até porque em 01 hora de maquiadora, eu já ganhava mais que em 01 hora de sala de aula”, revelou Clécia Bertrand.


A caminhada como empreendedora foi construída aos poucos, e sempre com muito profissionalismo. Ela começou a maquiar pessoas conhecidas. As primeiras clientes, logo uma noiva e as madrinhas para um casamento de uma amiga.  O negócio foi crescendo, e a empreendedora decidiu abrir um estúdio para atender com mais conforto às clientes, contudo, teve que fechá-lo durante a pandemia. A crise não a fez desistir, e sim se reinventar e adaptar-se ao novo momento. Atenta ao cenário pós-pandemia com a retomada das atividades, acompanhando o crescimento e engajamento das redes sociais, percebeu um movimento crescente no cuidado da imagem, adaptando seu modelo de negócio, fechou parceria com o Studio localizado em Natal,  o Helena Que Fez, e atualmente atende as clientes lá. “A pandemia promoveu uma  transformação no mercado de beleza, onde as redes sociais passaram a ser uma vitrine pessoal. A procura por maquiagens e produções caprichadas para eventos aumentou. Foi nesse momento que vi a oportunidade de dar continuidade ao meu negócio, só que no modelo de parceria com Helena”, comentou a empresária


A CEO da Fast Escova  Thaynara Almeida já pensava em empreender,  sempre gostou da área da beleza, e quando decidiu ter o próprio negócio não pensou em outro segmento. Foi a partir de uma necessidade pessoal que investiu na Franquia de Fast Escova. Ela conta que sempre tinha dificuldade de frequentar salão de beleza devido aos horários corridos que possuía, e por várias vezes perdeu alguns eventos por não conseguir horários de atendimento  que se adequassem a rotina dela.
A necessidade pessoal da empreendedora é hoje a realidade  de diversas consumidoras, e ela enxergou nessa “dor”,  uma oportunidade de negócio. Taynara fez o que muitos especialistas em varejo orientam, foque em resolver o problema do cliente, e assim construa  o sucesso do seu negócio. “Minhas consumidoras são mulheres modernas, que trabalham fora de casa, administram o lar, filhos, empresas, e muitas vezes não conseguem agendar idas ao salão, fazem isso em um encaixe na agenda. Mas qual salão está com profissional disponível sem agendamento? Aqui em Natal não existia essa possibilidade, então a Fast Escova veio preencher essa lacuna no mercado da beleza “, afirmou a empresária.

Feliz com os resultados, ela tem planos de ampliar o negócio e abrir mais 04 unidades da Fast Escova na capital potiguar. “O modelo de negócio já foi aprovado pelas consumidoras. A meta agora é levar a experiência do salão sem agendamento prévio para outros bairros e outras mulheres modernas que buscam serviço prático, e de qualidade  que a fast oferece”.


Comodidade e praticidade
A estratégia de trabalho, a logística de atendimento e o marketing das empresárias atende diretamente ao novo comportamento do consumidor: pessoas que buscam maior liberdade e flexibilidade de agendamento, ambientes instragramáveis para fotos , e para se produzirem por completo. “Ofereço muito mais que um serviço de maquiagem e cabelo. Proporciono uma experiência de visual completa, com direito a fotos , luz especial, ambiente aconchegante e instragramavel, tudo que nossas clientes buscam, afirmou.
Thaynara reforça a percepção de negócio de Clécia . Na fast  Escova as clientes são atendidas na hora que chegam. Elas podem escolher por cabelo, maquiagem, unha e sobrancelha por exemplo, e são prontamente atendidas por um profissional. Tudo rápido e prático como exige hoje a vida das mulheres com agenda quase sempre cheia de eventos e compromissos.   Ela enfatiza ainda que o salão abre nas segundas-feiras, e em alguns feriados, algo não comum na praça de Natal, “Nosso propósito é ser o salão amigo. Aquele que resolve prontamente a beleza da mulher no dia e hora que ela necessita”, enfatizou ela.
Esse foco na necessidade do cliente reflete a intenção das empresárias em promover a melhor experiência aos clientes, uma tendência mundial do novo varejo. Estudo divulgado pela Track.co em 2022, revela que 63,3% das empresas estão cada vez mais preocupadas com a experiência do cliente e com a reputação de seus produtos e serviços pois entenderam que  há bons resultados quando o foco do negócio  é no consumidor.
Reconhecimento
Foi a  valorização do perfil, da necessidade e da identidade de cada cliente, ouvindo o que elas desejavam, e realizando esse desejo,  que  colocaram as empreendedoras  em lugar de destaque no mercado da beleza.  Clécia tinha dificuldade de encontrar produtos do seu tom de pele e alguém que soubesse pentear e valorizar seus cabelos cacheados. Do limão ela fez uma limonada, se tornou especialista em maquiagem e cabelo para mulheres negras e cabelos cacheados. “Acredito que as clientes se vêem em mim, se identificam com a minha imagem, tenho tom de pele parecido ou igual aos delas, assim como o cabelo. A conexão entre a profissional e cliente é de grande importância  e transmite segurança  na hora de fechar o serviço de beleza para uma mulher. Afirmou a maquiadora.
Taynara tinha dificuldade de se encaixar no modelo de negócio  dos salões de beleza quando necessitava dos serviços. Ela queria ser  dona do seu próprio tempo e administrar melhor seus momentos de autocuidado. Foi também a partir de uma necessidade pessoal que viu uma oportunidade de negócio para empreender. “A correria do dia a dia é uma realidade de milhares de mulheres, e modelos de negócios engessados não se conectam com esse novo perfil de consumidor, que quer qualidade e praticidade, isso sem falar da agilidade. Então quando conheci a proposta da Fast Escova disse, é esse tipo de serviço que quero oferecer para mulheres como eu, que amam se cuidar, mas tem pouco tempo disponível. Deu certo, e temos planos de ampliar as unidades em breve”, finalizou a empresária.