Especialista dá dicas práticas para transformar alimentos natalinos em receitas criativas e reduzir o desperdício
A celebração do Natal é marcada por reuniões familiares, troca de presentes e uma mesa repleta de comidas deliciosas. Com isso, é inevitável que sobre comida, mas o que fazer, então, para evitar o desperdício? A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau João Pessoa, Jéssica Bezerra, dá orientações para reaproveitar os ingredientes de maneira saudável e prática.
Jéssica recomenda um aproveitamento estratégico das sobras, transformando os alimentos em novas receitas. “O peru ou chester podem ser desfiados e utilizados em tortas, sanduíches ou saladas. Carnes assadas podem compor recheios para massas ou ser incorporadas em risotos. Já o arroz que sobra pode virar bolinhos ou ser enriquecido com legumes”, explica.
A nutricionista também destaca a importância de conservar adequadamente os alimentos. “Refrigerar ou congelar rapidamente é essencial para garantir a segurança alimentar. O ideal é armazenar em porções pequenas, utilizando recipientes bem vedados e identificados com a data de preparo. Assim, você prolonga o tempo de consumo e evita o desperdício”, recomenda Jéssica Bezerra.
Outra dica é usar a criatividade para surpreender a família com novos pratos. “Você pode combinar ingredientes para preparar receitas inovadoras, como uma quiche ou um escondidinho. Além de reduzir o desperdício, ainda leva diversidade às refeições do dia a dia”, sugere a nutricionista.
Por fim, a especialista reforça a importância do planejamento para evitar excessos. “Ao organizar a ceia, calcule as porções com cuidado. Assim, você preserva sua saúde, contribui com o meio ambiente e economiza dinheiro”, finaliza Jéssica Bezerra.