As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2025, a partir do preenchimento de formulário on-line
A Rádio Universitária Paulo Freire lançou chamada pública para seleção de bolsistas para Residências em Comunicação Popular, incluídas nas ações do projeto “Do monitoramento da mídia hegemônica à prática da comunicação popular: uma experiência de complementaridade de saberes”, financiado pelo edital Nº 18/2024 da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). As Residências em Comunicação Popular consistem em um programa de formação dirigido a comunicadores independentes que atuam nas periferias urbanas para que produzam conteúdos sobre, com e para esses territórios na rádio-escola Paulo Freire, exercitando a complementaridade de saberes com a equipe da emissora. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro de 2025, a partir do preenchimento de formulário eletrônico disponível na chamada pública.
Os bolsistas selecionados para a Residência em Comunicação Popular deverão produzir, roteirizar e apresentar programas na Rádio Paulo Freire, além de colaborar em formações, eventos e transmissões de rua previstos no projeto. A chamada pública selecionará três bolsistas e três suplentes para realização, pelo período de 12 meses, da Residência em Comunicação Popular, recebendo uma Bolsa de Cooperação Técnica (BCT 8) da Facepe. A remuneração mensal será de R$ 1.500, e a carga horária semanal será de 30 horas, de segunda a sexta-feira (manhã ou tarde), dividida em modalidade presencial (na sede da rádio) e externa (em território periférico). Os bolsistas vão realizar a residência entre abril de 2025 e outubro de 2026. A chamada pública prevê cota étnico-racial (pessoas que se autodeclaram como pretas, pardas, indígenas e/ou quilombolas), obedecendo à ordem de classificação.
Outras informações sobre os requisitos para participar, os critérios de avaliação e as etapas da seleção podem ser obtidas no edital da chamada pública ou pelo e-mail rpf@ufpe.br.
