Salvador/BA: Mulheres poderão denunciar importunação sexual no Festival da Virada em Salvador

Startup Super NINA fecha parceria com a Prefeitura de Salvador, através da SALTUR e Secretaria de Políticas para Mulheres e Juventude, e vai disponibilizar a tecnologia de forma inédita e pioneira em grandes eventos

Uma novidade no Festival da Virada em Salvador este ano. Pela primeira vez, mulheres poderão denunciar importunação sexual no Festival da Virada com ajuda da tecnologia da NINA, graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo, a SALTUR, e a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Juventude com a Startup.

A NINA vai poder ser usada para denunciar casos de violência de gênero que ocorram dentro do Festival da Virada, nos seus arredores e nas linhas de ônibus especiais que vão prestar atendimento para o evento. As mulheres já podem se cadastrar, enviando uma mensagem por WhatsApp para o número de atendimento nacional 85 9 3300-7001.

De acordo com a Consultora de Políticas da Super NINA, Ana Carolina Nunes, as denúncias poderão ser feitas via WhatsApp e complementadas no Centro de Atenção à Mulher instalado dentro do Festival da Virada. O número de atendimento poderá ser acessado via QR Code da NINA, que será divulgado em cartazes e em ventarolas distribuídos ao público. Na denúncia, a pessoa poderá dar uma referência do local onde está para facilitar a identificação dos envolvidos, através de imagens. Caso a ocorrência seja dentro do ônibus, a pessoa poderá informar o número de cinco dígitos que identifica o veículo, para que a SEMOB acione as imagens das câmeras de dentro do veículo. “É importante destacar que é a primeira vez que a NINA vai operar num grande evento. Nesse caso, a gente tem a parceria com a SPMJ, que terá um Posto Avançado de Atendimento à Mulher dentro do evento. Com isso, quem fizer o registro de violência ocorrida dentro do Festival pode pedir ajuda e ter atendimento diretamente nesse posto. Lá, haverá profissionais especializados para dar todo apoio às vítimas e testemunhas, inclusive para conseguir fazer o boletim de ocorrência diretamente na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher presente dentro do evento”, explica Ana Carolina. “Todos os dias a Prefeitura fará um balanço das ocorrências do evento, e nesse caso a NINA vai se juntar para fornecer informações de quais ocorrências estão sendo registradas por usuários do nosso serviço. Essas informações já poderão ajudar a própria organização do evento a pensar estratégias de prevenção de novas ocorrências, por exemplo, com rondas preventivas da Guarda Civil Metropolitana em áreas onde estejam sendo registradas mais ocorrências.
Mesmo que a pessoa não queira fazer a denúncia diretamente no WhatsApp da NINA, ela pode ir direto ao posto de atendimento avançado da Secretaria, que também usará nosso sistema para registrar a ocorrência. Portanto, vamos conseguir produzir as ocorrências de forma unificada, independente se o registro for feito no posto ou pelo WhatsApp”, reforçou a consultora.

Segundo a Secretária de Políticas da Mulher e da Juventude, Fernanda Lordelo, a NINA vai operar dentro da política do Alerta Salvador, através de postos avançados dentro do evento, com estrutura composta por várias secretarias. Trata-se de uma inovação da Prefeitura de Salvador. “A NINA será nossa parceira na Operação Réveillon no enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa busca garantir mais segurança e apoio às mulheres durante o festival da virada, reforçando nosso compromisso na luta contra qualquer forma de violência de gênero. E esse apoio será dado dentro das frotas especiais do festival da virada e em todos os dias do evento, tanto dentro quanto no entorno. Essa parceria é um passo importante para fortalecer ações preventivas e oferecer suporte eficiente neste período tão significativo”, destacou a Secretária Fernanda Lordelo. “Vamos fazer rondas nos locais onde tiver mais demandas de denúncias, e os números de denúncias que chegarem à noite servirão de balizamento para as ações no dia seguinte, com reforço de equipe e patrulhamento nesses locais”, concluiu Fernanda.

Para a fundadora da Super NINA, Simony César, é uma grande honra e responsabilidade começar o trabalho da NINA em grandes eventos em parceria com a Prefeitura de Salvador durante o Festival da Virada. “A gente trabalha pré, durante e pós-evento. Trabalhamos para proporcionar um evento seguro para todas as pessoas, por isso reforçamos campanhas educativas, alinhamos protocolos, treinamos agentes. Mas, na existência de casos de violência de gênero, nossos sistemas estarão disponíveis durante as cinco noites do evento para garantir maior celeridade na coleta dos casos e no encaminhamento às entidades competentes”, explicou Simony, destacando ainda que a parceria só foi possível graças ao empenho e prioridade em adotar ações deste tipo, pela visão do presidente da SALTUR, Isaac Edington, que entendeu a urgência de enfrentar a problemática e garantir segurança em uma das maiores festas de réveillon do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE A SUPER NINA

Super NINA é uma Startup que desenvolve tecnologia integrada para mapear e combater a violência de gênero na mobilidade urbana e em áreas de grande circulação de pessoas, é reconhecida pelo impacto social de sua iniciativa. A Super NINA oferece uma solução inovadora que utiliza dados para mapear pontos inseguros e facilitar o combate à importunação sexual, proporcionando mais segurança para mulheres no transporte público, em grandes eventos e em áreas de grande fluxo de pessoas. A Startup recebeu recentemente o maior prêmio da América Latina no segmento de Empreendedorismo Social, o Prêmio “Empreendedor Social 2024”, na categoria “Soluções que Inspiram”, realizado em novembro em São Paulo.

Simony César é fundadora e CEO da Super NINA. Uma mulher nordestina, suburbana e filha de ex-cobradora, conhece a realidade das agressões diárias que afligem muitas mulheres ao circularem nas cidades. Ela mesma foi vítima de violência ao ser atacada com três facadas durante uma tentativa de latrocínio enquanto aguardava o ônibus. “Eu percebia, desde criança, os riscos que minha mãe e outras mulheres enfrentavam diariamente. O trabalho da minha mãe, como cobradora de ônibus, era perigoso, e muitos vizinhos também foram vítimas de violência no transporte público”, compartilhou. “A segurança da mulher no espaço urbano é uma questão urgente. Precisamos de soluções tecnológicas que gerem dados e ajudem a formular políticas públicas que protejam as mulheres”, afirma Simony.

Tecnologia para um futuro mais seguro

A tecnologia da Super NINA se destaca por sua capacidade de integrar dados de denúncias com inteligência artificial, criando soluções para mapear e prevenir casos de violência. Entre suas funcionalidades estão: Estímulo ao processo de realização de denúncias; Registro e cruzamento de dados com inteligência artificial; Painel de controle eficiente e seguro; Melhoria na geolocalização dos usuários; Orientação para vítimas e testemunhas sobre protocolos de atendimento; Atendimento às normas de privacidade dos dados (LGPD). Além disso, a Super NINA oferece treinamentos e consultorias para empresas públicas e privadas, capacitando equipes para prevenir e enfrentar a violência de gênero de maneira colaborativa. Com a implementação da tecnologia em grandes cidades e eventos, Simony visa promover um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo, focado na segurança e no bem-estar das pessoas.

Sobre Simony César
Simony César, eleita pela Forbes Under 30 como destaque de inovação em 2020, é uma empreendedora social com uma trajetória marcada por desafios e conquistas. Formada em Publicidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é professora no MBA em Empreendedorismo e Inovação da Unisinos e Coordenadora de Projetos do CNPq. Além de ser fundadora da Super NINA, Simony foi nomeada ao BRICS Young Innovator Prize 2018 e coleciona prêmios internacionais, como o Prêmio Empreendedor Social 2024 na categoria “Soluções que Inspiram”, o maior prêmio da América Latina no segmento.

Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Fórum em Garanhuns reúne 80 empresários para debater tendências do varejo

Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Esse é o terceiro Fórum de Debates realizado pelo Instituto Fecomércio-PE em 2025. Na última terça-feira (29),...

Seminário gratuito em Maracanaú (CE) fortalece rede de apoio a mães de crianças neuroatípicas

Foto: Heitor Alencar Realizado no último sábado (3), em Maracanaú (CE), o seminário do Projeto Azul da Gente reuniu mães atípicas, profissionais...

Final de semana de atrações de lazer para crianças e adultos no RioMar Recife

O fim de semana está recheado de atrações para crianças e adultos no RioMar Recife. Na programação do Teatro RioMar, o Padre...

plugins premium WordPress