O Softex Pernambuco – a maior associação de empresas de Tecnologia da Informação no Nordeste – está com inscrições abertas para todas as empresas interessadas no Programa de Residência de Estágio na área de TI. Pelo menos 500 alunos que concluíram em dezembro passado, o curso de Formação Acelerada em Programação (FAP) estão aptos ao estágio remunerado pelo próprio Softex PE, com incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O FAP capacitou jovens e adultos em desenvolvimento Fronts & Back-End, alinhados às demandas do mercado de TI no Brasil.
O FAP é uma iniciativa que visa proporcionar experiência prática e desenvolvimento profissional aos jovens talentos, fortalecendo sua inserção no mercado de trabalho. As empresas interessadas em participar podem se beneficiar de mão de obra qualificada e motivada, com estágio remunerado no valor de R$ 600,00 pago pelo próprio Softex durante três meses no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Carpina, Goiana, Caruaru, Petrolina, Natal (RN) e João Pessoa (PB).
IMPACTO SOCIAL E ECONÔMICO
O Curso de Formação Acelerada em Programação (FAP) foi lançado em 2022, com o objetivo de desenvolver talentos em tecnologia da informação e impulsionar a carreira de jovens e adultos. “Com o apoio do MCTI, temos a infraestrutura necessária para inserir no mercado de TI uma mão de obra qualificada, impactando uma carreira profissional promissora e ainda sermos agentes de transformação social e econômica no Nordeste”, destaca o presidente do Softex PE, Yves Nogueira.
Nesse período do curso, os estudantes passam seis meses (144 horas semanais) de formação intensiva teórica e prática em programação e desenvolvimento de software com mentoria de profissionais especializados. A proposta é oferecer aos desenvolvedores habilidades técnicas para soluções inovadoras diante dos avanços tecnológicos no mundo.
No final do curso, o Softex PE proporciona desafios para soluções de projetos, antecipando o cenário real que os alunos vão encontrar no mercado. A todos, são disponibilizados, também, bolsa de estágio no valor de R$ 600,00 por mês, sem quaisquer ônus para os empresários. A residência de estágio dura três meses e pode se estender conforme a dedicação e evolução profissional dos alunos.