Público vai ter um panorama da cena frevista de Pernambuco
Em 2025, o Frevo, Patrimônio Imaterial de Pernambuco, do Brasil e do mundo, ganha um festival para chamar de seu. No dia 9 de fevereiro, data do primeiro registro da palavra Frevo na história, o 1º Recife Frevo Festival reunirá frevistas clássicos e artistas de diversas referências no Teatro do Parque, com início pontual às 17h. O evento celebrará um dos gêneros musicais mais representativos do Recife, oferecendo ao público um panorama renovado da cena do Frevo em Pernambuco. Jota Michiles, cantor, compositor e folião, que completa 82 anos no dia 4 de fevereiro, será o homenageado desta primeira edição.
As atividades do 1º Recife Frevo Festival levarão ao palco do Teatro do Parque formações e encontros musicais inéditos entre instrumentistas, intérpretes, maestros e dançarinos acompanhados pela Transversal Frevo Orquestra, regida pelo músico e arranjador César Michiles. Além da programação artística, o Festival terá desdobramentos com atividades pedagógicas e a produção de um minidocumentário audiovisual sobre esta primeira edição, com o objetivo de documentar, difundir e salvaguardar o Frevo. Todas as atividades serão gratuitas e acessíveis em Libras.

O 1º Recife Frevo Festival é uma realização da Mina Comunicação e Cultura, da produtora Michelle de Assumpção, incentivada pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife. A iniciativa conta com apoio do museu Paço do Frevo, equipamento da Prefeitura do Recife e Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo. “O Festivalvem para promover o diálogo e para desconstruir de certa forma que Frevo é só cultura de Carnaval, feito por especialistas. Aspiramos que esta primeira edição seja apenas o começo de muitas outras”, destaca Michelle de Assumpção, coordenadora geral do Festival. “A ideia é que a cada ano o Festival possa homenagear personagens importantes para o Frevo e criar atividades que as celebrem, para enaltecer seu legado e importância”, pontua.
Reconhecido como um dos maiores compositores da história do Frevo, Jota Michiles celebra com entusiasmo a primeira edição do Recife Frevo Festival e a homenagem recebida. “É uma grande alegria participar do Recife Frevo, que celebra o frevo em sua essência e incentiva o amor por esse ritmo binário que nasceu nas ruas do Recife, registrado pela primeira vez em 9 de fevereiro de 1907 no Jornal Pequeno. Sinto-me honrado em um momento tão especial para o Frevo e para minha trajetória musical. Após mais de 60 anos de carreira, é emocionante ver minhas composições atravessando gerações, popularizadas nas ruas, nos clubes e nas orquestras, e entoadas por grandes nomes da música brasileira. Que o frevo continue inspirando e ecoando por muitos carnavais”, diz Jota Michiles.
A programação artística foi elaborada por uma equipe de renomados profissionais da música e das artes cênicas de Pernambuco. César Michiles assina a Direção Musical, Quiercles Santana está na Direção Artística, Felipe Koury na codireção Artística, Carla Navarro na Coordenação de Produção e Eron Villar no Projeto de Iluminação e Palco. O músico e pesquisador Climério de Oliveira, autor do livro Frevo, Transformações ao Longo do Passo, atuou como consultor e fará mediação nas atividades formativas.

Atividades – No dia 19 de fevereiro, a etapa pedagógica será realizada no Paço do Frevo, com uma aula-espetáculo de Jota Michiles. Na Sala Capiba, das 14h às 16h, Michiles compartilhará o processo criativo de suas composições, acompanhado por seu filho, o músico, produtor e arranjador César Michiles. Em seguida, ocorrerá a Roda de Diálogo “O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua e a Dança no Meio do Povo”. Esse momento reunirá maestros de orquestras de rua e pesquisadores para discutir o trabalho contínuo dessas orquestras, que vão muito além do Carnaval, atuando durante todo o ano na formação de novos músicos e na manutenção da tradição do Frevo. A conversa também abordará a importância dos dançarinos nesse contexto e a desestacionalização do Frevo, destacando como ele pode ser inserido em circuitos culturais mais amplos, reafirmando seu papel como um patrimônio vivo e dinâmico.
Como culminância da etapa formativa, também no dia 19, às 18h, acontecerá a ação “Batalha de Orquestras”, com a presença de orquestras tradicionais de Frevo. A proposta é simular, em formato de cortejos, os tradicionais encontros de orquestras nas ruas de Olinda durante o Carnaval, onde o ritmo é tocado com sua máxima energia e essência.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA DO 1º RECIFE FREVO FESTIVAL
Dia 9 de fevereiro de 2025 no Teatro do Parque
Abertura com César Michiles e Orquestra Transversal com participação de Jota Michiles
– Guerreiros do Passo
– Flaira Ferro
– Neris Rodrigues
– Silvério Pessoa
– Nena Queiroga
– Romero Ferro
– Duo Geraldo Maia e Renatinho Bandeira
– Luciano Magno
– Maria Flôr
– Maestro Formiga
– Trio 3 em Cena (César Michiles, Jerimum de Olinda e Beto Ortis)
– Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
– Juba Valença
SERVIÇO – 1º RECIFE FREVO FESTIVAL
– Programação artística
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 Boa Vista Recife-PE)
Data: 9 de fevereiro
Hora: 17h (pontualmente)
– Etapa pedagógica
Local: Museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Data: 19 de fevereiro
Hora: a partir das 14h
Todas as atividades serão gratuitas e com acessibilidade em Libras.
Mais informações: @recifefrevofestival