Chuvas transformam cenário do Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e encantam turistas

O atrativo turístico é uma unidade de conservação com 130 mil hectares, onde estão mais de 1.200 sítios arqueológicos com arte rupestre.

Durante o período de chuvas, a Serra da Capivara, localizada no sudeste do Piauí, se transforma, revelando um cenário único, que encanta visitantes de todo o mundo. Com a vegetação revigorada e as quedas d’água que escorrem pelas rochas, a paisagem se torna ainda mais exuberante. No Boqueirão da Pedra Furada, cartão-postal do parque, e em outros pontos, as cachoeiras temporárias surpreendem pelo espetáculo natural.

Pedra Furada Foto: @parnaserradacapivaraoficial

A condutora de visitantes Ramira Coelho compartilhou recentemente esse fenômeno em suas redes sociais, alcançando mais de 40 mil visualizações e diversos comentários. “Os turistas ficam encantados. Muitos chegam sem imaginar que encontrariam esse tipo de cenário aqui, no sertão piauiense, e saem completamente surpreendidos com a riqueza do lugar. A verdade é que, no período de chuva ou de seca, o ano todo o parque é lindo”, destaca Ramira, que também é sobrinha do primeiro guia mateiro da região, Nivaldo Coelho.

A turismóloga Romilla Macedo, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reforça que o período chuvoso aumenta a atratividade do parque. “As imagens das cachoeiras e da paisagem verde circulam pelas redes sociais e despertam o desejo de conhecer esse patrimônio único. A Serra da Capivara merece todo reconhecimento mundial. É um lugar onde história e natureza se unem para proporcionar uma experiência inesquecível”, afirma, acrescentando que, para visitação, é necessário o acompanhamento de um profissional credenciado.

Fundado em 5 de junho de 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma unidade de conservação com 130 mil hectares, onde estão mais de 1.200 sítios arqueológicos com arte rupestre. Suas pinturas, feitas há milhares de anos, retratam cenas de caça, guerra e outros aspectos do cotidiano pré-histórico. Os estudos liderados pela arqueóloga Niède Guidon foram fundamentais para revelar que os primeiros homens chegaram às Américas há cerca de 100 mil anos, tornando a Serra da Capivara um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo.

Foto: Iphan
Compartilhe o post:

VEJA MAIS NOTÍCIAS

Com temática para a comunidade autista: “Apoiamos mais aventuras inclusivas”, feira Retrokon de Cultura Pop e Retrô, acontece neste final de semana em Camaragibe (PE)

Evento gratuito reúne atrações, expositores e shows temáticos inspirados nas décadas de 70, 80 e 90, no Camará Shopping, em Camaragibe, Região...

CBV realiza visita técnica em Sergipe para definir locais da 4ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia

Evento acontecerá de 14 a 19 de maio com apoio do Governo do Estado A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) esteve em...

Pernambucano Gibson Santos conquista ouro, prata e bronze no Salvador Fall Open

Foto: Divulgação Com três medalhas na competição, o atleta fortalece seu nome no cenário do Jiu-Jitsu O atleta pernambucano Gibson Santos subiu...

plugins premium WordPress