
A atriz Tracee Ellis Ross foi um dos destaques da NRF 2025 em NY contando sua jornada empreendedora na área da beleza com a Pattern Beauty.
A palestra dela trouxe inspiração, mas também uma crítica ao mercado da beleza, que tem uma abordagem antiquadra de tratar o cabelo negro como um “problema a ser resolvido”, uma visão que ela fez questão de mudar. Para ela, o cabelo natural é uma expressão de identidade, e a Pattern Beauty reflete essa filosofia ao invés de tentar modificar o que já é belo e único.
A empresa tem mais de 10 anos e surgiu de uma experiência pessoal com os próprios cabelos cacheados e crespos.
Em um mercado de beleza que historicamente excluía consumidores com cabelos cacheados, ela vivia a busca constante por produtos que realmente valorizasse a beleza natural dos fios, e se frustrava com a escassez de opções adequadas.
Foi daí que veio a oportunidade para criar uma marca que valorizasse a beleza natural da mulher negra. Ela enfatizou que a Pattern Beauty foi criada para apoiar quem tem cabelos crespos e ondulados, independentemente do gênero. “Nosso produto é focado na celebração da beleza negra e na hidratação. Queremos derrubar o mito de que produtos de tratamento para cabelo negro faz parte de um mercado de nicho. Hoje, entre 65% e 70% do mercado global de consumidores têm cabelo crespo ou cacheado. Como varejistas, consumidores, empreendedores e CEOS, temos de lidar com essas armadilhas em toda a linha operacional, até na forma como o produto chega na gôndola.”, afirmou.

Falou ainda sobre inovação, que não se trata de criar produtos, mas sobre resolver problemas reais dos consumidores. Deu como exemplo o trabalho da equipe de desenvolvimento de produtos da Pattern Beauty, que tem como missão principal buscar soluções inovadoras, mas sempre pautada na escuta ativa da comunidade.