Artista propõe uma reflexão sobre a identidade brasileira através da arte em sua nova exposição, de 4 a 28 de fevereiro
O Centro Cultural Casa do Barão de Camocim recebe a exposição “Brasileirismo”, com obras do artista visual Olavo Santos. A mostra é gratuita, aberta a todas as idades, e será inaugurada na próxima quarta-feira (4/2) às 16h, permanecendo em exibição até o dia 28 de fevereiro de 2025.
“Brasileirismo” propõe uma reflexão sobre as diversas identidades que compõem a sociedade brasileira, com ênfase na negritude e nos povos originários. O trabalho de Olavo Santos busca dar voz àqueles que foram silenciados ao longo da história e resgatar elementos culturais que, embora foram desvalorizados pelo colonizador, fazem parte da formação do Brasil atual. A exposição conta com uma série de telas pintadas com tinta acrílica e a óleo, em tons amarelados e amarronzados, usando referências quilombistas para criar uma desconstrução do Brasil.
O artista, que participou do 75º Salão de Abril, em 2024, na própria Casa do Barão de Camocim, vê esta exposição individual como um momento significativo em sua trajetória artística.
A curadoria da exposição é de Diego de Santos, com M.Dias Preto como cocurador. A ação é promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-Ce), gerido pelo Instituto Mirante. A visitação é gratuita e poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Sobre o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim
A Casa do Barão de Camocim é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Exposição “Brasileirismo”
Artista: Olavo Santos
Curadoria: Diego de Santos e Cocuradoria: M.Dias Preto
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Abertura: terça-feira (4/2)
Horário: 16h
Período: 04 a 28 de fevereiro de 2025
Visitação: terça a sexta-feira (das 10h às 17h) e sábado (10h às 16h)
Entrada: gratuita